Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mulheres estão conquistando o mercado de trabalho

Entre 2010 e 2011, as mulheres três-lagoenses lideraram as contratações no município

Com dedicação, Márcia vai levantando paredes -
Com dedicação, Márcia vai levantando paredes -

O desenvolvimento econômico de Três Lagoas permitiu que muitas pessoas deixassem os afazeres domésticos para encarar a rotina da produção de uma indústria. Para se ter uma base, em Três Lagoas, as mulheres lideraram as contratações no ano de 2011, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre 2010 e 2011, o município teve um saldo positivo de 4,3 mil empregos formais. Desse total, 2.260 vagas foram ocupadas por mulheres, índice 10% superior ao saldo de contratações de profissionais do sexo masculino (2 mil). Essa é a pesquisa mais recente do órgão, já que os números de 2012 ainda não foram divulgados.

Entretanto, mesmo com o mercado aquecido, as mulheres enfrentam grandes desafios, pois no balanço geral elas continuam sendo minoria e ainda ganham menos. Até 2011, Três Lagoas tinha 28.395 mil trabalhadores empregados. Desse total, 17,3 mil eram homens, o equivalente a 35% a mais em comparação aos cargos ocupados por mulheres: 11.056.
Os dados apontam a luta da mulher por colocações no mercado de trabalho. Embora o setor de serviços seja o que mais contrata mulheres, elas estão indo além, uma vez que têm pisado em solos antes habitados somente por homens. Motorista de ônibus ou carretas, operadora de máquinas pesadas e até trabalhadora da construção civil são alguns exemplos disso.

Confira a matéria completa na edição nº 5,149, de 8 de março, do Jornal do Povo.