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Três Lagoas

Obras do contorno serão atrasadas por culpa do Dnit

Prazo para a conclusão das obras foi prorrogado por falta da aquisição dos trilhos

Conclusão da obra passou de abril para dezembro deste ano -
Conclusão da obra passou de abril para dezembro deste ano -

O prazo para a conclusão das obras do contorno ferroviário de Três Lagoas foi prorrogado por falta da aquisição dos trilhos por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). Segundo a analista de infraestrutura de transporte do Dnit, Karina Oliveira, o órgão ainda não abriu a licitação para a compra do material – por motivos não revelados por ela.

Isso tornou necessária a renovação do contrato e a prorrogação do prazo para a execução dos serviços. O contrato que tinha validade para o mês de abril foi prorrogado para dezembro deste ano devido à falta do material. No entanto, pode haver uma saída: o Dnit estuda a possibilidade de transferir os trilhos adquiridos para uma obra, a qual ainda vai demorar a ser concluída em Joinville (SC), para a execução do contorno ferroviário de Três Lagoas – que já está em fase adiantada.

Marcos Ramos, gerente comercial da CMT Engenharia, empresa responsável pela execução do empreendimento, disse ao Jornal do Povo que 80% das obras de terraplanagem já estão prontas. Resta apenas a chegada dos trilhos usados para o desvio do contorno, e dos novos, que serão colocados na linha oficial.

Os dormentes já foram adquiridos, mas não podem ser colocados sem os trilhos. De acordo com o empresário, se os trilhos de Santa Catarina forem transferidos para Três Lagoas, o prazo para a implantação do material é de seis a sete meses. O novo pátio de manobras, um viaduto na BR-158, próximo ao presídio, e a passagem subterrânea na BR-262, nas proximidades da fazenda Rodeio, já estão prontos.

ABSURDO

Para o deputado federal Edson Giroto (PMDB) trata-se de “um absurdo” a demora para a conclusão dessa obra. “O Dnit tem que parar com essa morosidade e trabalhar mais. Por isso, solicitei que fossem analisados alguns contratos em andamento para que os trilhos – que seriam utilizados em outra obra – pudessem ser transferidos para Três Lagoas”, informou.

Giroto salientou que a conclusão do contorno só depende do Governo Federal. “Essa obra é muito importante para o desenvolvimento de Três Lagoas e para a futura revitalização do perímetro urbano”, frisou.

O contorno ferroviário terá extensão de 12,4 quilômetros. Já foram gastos R$ 19 milhões na execução dos serviços. O valor total do convênio é de R$ 41milhões. A obra, como um todo, foi orçada em aproximadamente R$ 34 milhões. Em razão da revisão do projeto e do prazo para a conclusão da obra, foi necessário um aditivo no valor de R$ 3.726.463,44.