Pousos e decolagens no aeroporto Plínio Alarcon de Três Lagoas estão restritos em razão das obras em execução no local. Segundo o secretário municipal de Obras, Getúlio Neves da Costa Dias, no período da manhã a pista está liberada até às 8h30 e à tarde depois das 16h30. Entretanto, à noite, pousos e decolagens não são permitidos, já que o aeroporto ainda não possui sistema de iluminação.
A restrição para o uso da pista, de acordo com o secretário, deve-se à implantação do “grooving” (sulcos transversais na pista), que faz parte das obras de instalação do balizamento noturno, que compreende também a seção contra incêndio. A execução dessa obra está sob a responsabilidade do governo do Estado.
Paralela a ela, também está em execução no aeroporto o novo saguão de embarque e desembarque. Em breve, deve ser iniciado ainda o processo para a implantação do posto de combustível.
ALTERNATIVAS
Em relação à restrição da utilização da pista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza, disse que houve uma adaptação por parte dos empresários, assim como dos demais que utilizam a pista. Caso haja a necessidade de pouso e decolagem em horário diferenciado ao estabelecido, o secretário informou que pode ser emitida uma autorização especial. “Mas tem que ser bem justificada”, salientou.
Além disso, a alternativa tem sido o aeroporto de Andradina, cidade paulista a 40 km de Três Lagoas. “Na maioria dos casos, os empresários que utilizam a pista estão conseguindo se adaptar aos horários. Mas, quando precisam pousar e decolar no mesmo dia, por exemplo, uma das ações é realizada em Andradina (SP)”, explicou Garcia.
A necessidade de restrição, segundo o secretário, não só foi compreendida pelos empresários que utilizam a pista, como aprovada. “Eles entenderam que a medida visa melhorar a qualidade da pista e que, futuramente, vai até reduzir custos para eles, que não dependerão mais de voos particulares”, completou.
De acordo com Marco Garcia, não é possível precisar a quantidade de aeronaves que pousam e decolam no aeroporto local. “É imprevisível. Há semana em que a movimentação é grande, mas em outra pequena. Depois que o aeroporto estiver homologado terá como saber, pois teremos esse controle”, destacou.
A previsão é de que até o final deste ano as obras do aeroporto estejam concluídas e, para o começo de 2013, Três Lagoas possa contar com voos comerciais. As restrições nos horários de pouso e decolagem tiveram início no mês de junho e devem se estender até setembro.