Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Operação Cidade Limpa zera índice de focos de dengue

Bairros como o Santa Terezinha, Jardim Maristela e Vila Haro apresentaram, em fevereiro, índice de infestação considerado alto

Na maioria dos bairros onde o trabalho já foi realizado, o índice de focos é zero -
Na maioria dos bairros onde o trabalho já foi realizado, o índice de focos é zero -

Os trabalhos da Operação Cidade Limpa, lançada pela prefeita Márcia Moura (PMDB) em fevereiro, já influenciam nos números da dengue no município. Relatório divulgado pelo setor de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde aponta que nos bairros onde a operação já passou, o número de focos do mosquito Aedes Aegipty caiu a zero.

A Operação Cidade Limpa, lançada no dia 26 de fevereiro, percorreu, no primeiro setor, os bairros Jardim Maristela, Vila Verde, Vila Haro, Chácara Imperial, Violetas I e II, além de parte dos bairros Santos Dumont e Santa Terezinha. A eficácia das ações nestes locais foi comprovada através de extrato do mês de março referente ao LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti).

“Fizemos um comparativo entre os extratos de janeiro e o do mês de março de 2011, e observamos que os bairros tiveram uma diminuição significativa em números de focos do mosquito da dengue. Na maioria dos bairros onde o trabalho já foi realizado, o índice de focos é zero”, explicou o Coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia de Brito.

Bairros como o Santa Terezinha, Jardim Maristela e Vila Haro apresentaram, em fevereiro, índice de infestação considerado alto, acima do que preconiza o Ministério da Saúde, que é em torno de 1%, o que determinou que a Operação Cidade Limpa fosse iniciada naquela região. Foi nesta região também que foram registrados 4, dos 7 casos confirmados este ano na Cidade. Nesses bairros o percentual do LIRA era equivalente a 6,1%. Após a Operação Cidade Limpa ser colocada em prática, esses mesmo bairros apresentaram, segundo o LIRA de março, índice de focos a 0,0%.

“Não encontramos nenhum ponto de infestação do mosquito da dengue nestas regiões. O índice está zerado”, comentou Fernando.

Outro ponto indicado pelo LIRA, e que merece destaque, está relacionado ao tempo de execução dos trabalhos de limpeza e o tempo de resposta do mesmo.

“A Operação Cidade Limpa foi lançada oficialmente no dia 26 de fevereiro. Estamos no dia 22 de março, não se passou nem um mês de trabalho, e já conseguimos obter resultados extremamente positivos”, lembrou Fernando.

O objetivo da Administração Municipal é fazer com que toda a cidade atinja esse resultado, mostrando que o planejamento da Operação está correto e tranqüilizando a população quanto à ocorrência de um novo surto de dengue.

“Estamos dando o exemplo com a Operação Cidade Limpa, mas queremos que a população também faça sua parte. Mesmo com esses ótimos resultados não podemos baixar a guarda e diminuir nossos trabalhos. Vamos utilizar esses números como incentivo para eles se propaguem por toda cidade”, solicitou a prefeita Márcia Moura.

Segundo informações do Departamento de Obras, na primeira fase da Operação, foram realizadas 1004 viagens de caminhão para retirada de material, entre lixo, entulho, galhas etc e, só nas caçambas, já foram recolhidas mais de 8 toneladas de lixo. Só de sofás velhos, foram recolhidos 212.

Somente no último sábado (19), quando a operação teve início no setor 3, forma realizadas 26 viagens de caminhão para retirada de lixo. O setor 3 abrange os bairros Santo André, Paranapungá, Jardim das Acácias e adjacências, Lapa e Vila Nova, no quadrante compreendido entre a Rua Egidio Thomé e anel viário Samir Thomé e Avenida Filinto Muller e Rua Jarí Mercante.