Balanços, metas, faturamento. São termos que deixam empresários em alerta, pois muitas vezes tratam as ferramentas de negócio. Mas há um item essencial: o comportamento ideal do empreendedor. E é sobre este assunto que trata a palestra “Desenvolvendo seu potencial empreendedor”, que o Sebrae promove nesta terça-feira, a partir das 19 horas, em Três Lagoas.
Segundo o instrutor Marcos Boza, entre os erros mais comuns que colaboram com o fracasso de uma empresa está o despreparo do empresário. “As pessoas não se preparam para saber se há mercado, fornecedor, e como irão gerenciar sua equipe e seu negócio”, avalia.
Ele explica que para ser empreendedor é necessário se preparar a longo prazo para que a empresa resista ao tempo e à concorrência. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2007, 21,3% das micro e pequenas e empresas que são abertas fecham as portas nos dois primeiros anos. Este índice de mortalidade diminui para 5,7% entre os empresários que buscaram capacitação para atuar.
Estes pequenos negócios em Mato Grosso do Sul correspondem a cerca de 90% do total de empresas constituídas no Estado. Somam-se a esses dados o mercado competitivo e o despreparo que causam a mortalidade no setor. “a palestra pretende apresentar ao público, que não basta ter boas ferramentas, é necessário colocá-las em prática com eficiência”, explica Boza
Além de empresários, a palestra é direcionada aos interessados em abrir negócio próprio e funcionários de empresas. A participação é gratuita e faz parte de um ciclo de eventos do Seminário Empretec em Mato Grosso do Sul. O próximo encontro será na cidade de Iguatemi, no dia 23 de fevereiro.
Mais informações nos telefones (67) 3929-1220 e 0800-570-0800.