Veículos de Comunicação

Uberaba

Parque Fernando Costa ganha busto em homenagem a Orestes Prata Tibery

Instalado próximo ao palanque oficial, o busto simboliza o reconhecimento do legado de Orestinho, ex-presidente da ABCZ entre 2004 e 2007

Cerimônia reuniu filhos, familiares e amigos de Orestes Prata Tibery Júnior, além de criadores e autoridades.
Foto: Divulgação
Cerimônia reuniu filhos, familiares e amigos de Orestes Prata Tibery Júnior, além de criadores e autoridades. Foto: Divulgação

A 90ª edição da ExpoZebu foi marcada por uma emocionante homenagem a Orestes Prata Tibery Júnior, o “Orestinho”, no último sábado (26), em Uberaba (MG). Durante a abertura oficial do evento, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) inaugurou um busto em sua memória no Parque Fernando Costa. Instalado próximo ao palanque oficial, o monumento simboliza o reconhecimento ao legado de Orestinho, ex-presidente da ABCZ entre 2004 e 2007. Apaixonado pela seleção de raças zebuínas, ele foi uma figura decisiva para o desenvolvimento da entidade e para a valorização da pecuária nacional.

“Ele teve uma história aqui, fez a arquibancada, o pavilhão multiuso, comprou a estância que é um dos grandes patrimônios da Associação. Ele se entregou à ABCZ como se fosse parte dele. Para nossa família, é uma gratidão que fica para a história”, declarou Ângelo Tibery, diretor de Leilões da ABCZ e filho de Orestinho.

A cerimônia reuniu familiares, criadores e autoridades. O gerente comercial e de exposições da ABCZ, Rodrigo Abdanur, destacou a relevância da homenagem: “A abertura da ExpoZebu não poderia ter começado de forma mais especial. Orestinho representou muito bem todos os ex-presidentes e criadores”.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, também prestigiou o evento e ressaltou o impacto de sua trajetória. “Ele deixou um legado que vai além das obras. Deixou valores familiares, morais e éticos que continuam inspirando nossa agropecuária”, afirmou.
Natural de Três Lagoas, Orestes Prata Tibery Júnior nasceu em 1938 e faleceu em 25 de agosto de 2012, aos 74 anos, vítima de um acidente aéreo em Água Clara, junto com sua esposa, Elen Martins Prata Tibery.

PIONEIRO
Desde jovem, acompanhou o trabalho do tio, Pylades Prata Tibery, pioneiro na seleção de zebuínos e de seu pai, o médico Orestes Prata Tibery. E, mais tarde liderou a seleção OT, referência no setor. Foi também um dos fundadores de grupos importantes da pecuária seletiva, como o Elo da Raça e o JOP.

Além da homenagem no parque, Orestinho também foi lembrado na cerimônia Mérito Institucional realizada pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) na segunda-feira (28), no Museu do Zebu. O evento, que faz parte das comemorações dos 50 anos da instituição, homenageou 25 personalidades que contribuíram para a consolidação da faculdade. Representado por seu neto, Orestes Prata Tibery Neto, Orestinho teve novamente seu papel reconhecido.

“Ele nos deixou um legado de união. Os amigos sempre nos relembram os bons momentos que viveram ao lado dele. Só temos lembranças boas. Isso é muito importante”, concluiu Ângelo Tibery.

A presença de Orestinho permanece viva no coração da família, da ABCZ e da pecuária brasileira, que seguem