Veículos de Comunicação

Três Lagoas

PMA começa nesta sexta-feira a operação "Dia de Finados"

A ação contará com 356 policias e segue até às 8 horas do dia 3 de novembro

A Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia a partir do meio-dia de hoje a “Operação Dia de Finados”. O objetivo é fiscalizar os rios e estradas de Mato Grosso do Sul, já que outubro é o último mês de pesca aberta, o que deve provocar uma elevação no número de turistas e de residentes do Estado que querem aproveitar o final da temporada livre para a atividade. A “Operação Dia de Finados” contará com 356 policias e segue até às 8 horas do dia 3 de novembro, quinta-feira.

De acordo com a PMA, um fator que contribuirá com o aumento de pescadores no rio é o feriado prolongado. Esse aumento não ocorrerá apenas devido ao último mês de pesca, mas porque os cardumes já começam a se formar e a captura fica mais fácil. Por esse motivo, a Polícia Militar Ambiental manterá o patrulhamento reforçado a fim de evitar a pesca predatória.

Os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação. Outros crimes ambientais serão combatidos, em especial o tráfico de animais silvestres, uma vez que esse período é bastante crítico em relação ao tráfico de papagaios. Serão desenvolvidas também barreiras com o combate ao desmatamento e a carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais.

O Comando da PMA alerta às pessoas que se utilizam dos recursos naturais em desacordo com a legislação, já que as penalidades administrativas e criminais são pesadas. As multas podem chegar a R$ 50 milhões e a pena de reclusão a cinco anos.