A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Campo grande recolheu na madrugada desta quarta-feira (9) um filhote de onça-parda no município de Ribas do Rio Pardo. O filhote, de dois meses de idade, foi encontrado em uma fazenda e estaria desgarrado da mãe. Os policiais chegaram a fazer buscas para encontrar a mãe do filhote, porém não havia rastros nas imediações.
Os policiais avaliaram que o filhote não sobreviveria sem a presença da mãe e encaminharam o animal até o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Campo Grande. De acordo com a PMA, a mãe do filhote pode ter sido morta por caçadores, já que a onça-parda é uma das espécies que estão na lista de animais em extinção.
Em Mato Grosso do Sul tem sido caçada principalmente por ter uma característica de matar animais para ensinar os filhotes a caçar. Ou seja, acaba matando além do que precisa para comer. A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso – florestas, desertos e montanhas.
Três Lagoas