Veículos de Comunicação

Três Lagoas

População masculina está mais preocupada com a saúde

O médico urologista Ary Arão confirmou que a procura por cuidados médicos tem aumentado

As campanhas institucionais e privadas têm contribuído em conscientizar os homens a cuidar da saúde -
As campanhas institucionais e privadas têm contribuído em conscientizar os homens a cuidar da saúde -

Apesar da baixa procura da população masculina por orientações e realização de exames, a Campanha Saúde do Homem foi avaliada como positiva. Para a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do departamento do Programa Municipal DST/AIDS, Susie Donero, os homens têm dado mais atenção à saúde. Susi destacou, entretanto, que aqueles que aderiram à campanha foram motivados, em sua maioria, pelas esposas. “Eles apareciam acompanhados das mulheres, as quais também acabavam fazendo os exames”, disse.

O CTA montou uma tenda na praça Ramez Tebet, que durante o último final de semana funcionou como um centro de atendimento voltado à prevenção de doenças com maior incidência entre a população masculina. No local, foram oferecidos exames de ouvido, de olhos, de hepatite viral e de Doenças Sexuais Transmissíveis (DST), tais como o vírus do HIVI, AIDS e Sífilis.

A coordenadora destacou que as campanhas desenvolvidas pelo CTA não se resumem apenas à ação do final de semana. Ela visita as empresas e alojamentos da cidade com frequência e ministra palestras sobre a importância de a população masculina se cuidar. “Durante as visitas o principal tema abordado é o da DST e friso também que, segundo o Ministério da Saúde, o homem morre sete anos antes da mulher. Na ocasião são distribuídos preservativos gratuitamente”, disse.

CONSULTAS
O médico urologista Ary Arão confirmou que a procura por cuidados médicos tem aumentado. Conforme Ary, as campanhas institucionais e privadas têm contribuído em conscientizar os homens a cuidar da saúde. “As companheiras são fortes aliadas do urologista, pois elas incentivam seu parceiro”, destacou o médico.

Segundo Ary, o homem deve consultar um urologista desde a infância, isso porque a criança pode ter fimose, o adolescente pode sofrer de atrofia de testículos ou ejaculação precoce, o adulto a disfunção erétil (impotência sexual) e o idoso, além da impotência, a diminuição da taxa hormonal e o crescimento da próstata que pode evoluir para um câncer.

O urologista Ary Arão chamou a atenção da população masculina quanto à saúde. Ele ressaltou que é importante ir a um urologista antes dos possíveis sintomas, sendo assim, “é possível diagnosticar precocemente qualquer tipo de doença e as chances de cura são maiores”, disse Ary.