Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Populares ?garimpam? em lixão na Vila Piloto

Sem fiscalização por parte do setor responsável, o volume de lixo depositado no local é cada vez maior, bem como o número de catadores

Venda de recicláveis complementa renda de dona Marina -
Venda de recicláveis complementa renda de dona Marina -

O depósito de entulhos localizado nas imediações da Vila Piloto, licenciado para receber restos de materiais para construção e podas de árvores, está recebendo todo tipo de lixo. No local algumas pessoas e até empresas estão descartando lixo orgânico, pneus, resíduos industriais, móveis usados, animais mortos e materiais recicláveis. Esse novo cenário está atraindo os já conhecidos “garimpeiros de lixo” que diariamente freqüentam o local para separar os recicláveis para vender.

Sem fiscalização por parte do setor responsável, o volume de lixo depositado no local é cada vez maior, bem como o número de catadores. Cerca de 20 pessoas freqüentam o local para separar os materiais que podem ser vendidos, como caixa de papelão, latas, alumínios, cobre, ferro e plástico. É o caso de Marina Gimenez, 55 anos que chega a separar em torno de 60 quilos de recicláveis por semana. Ela afirma que nunca recebeu a visita de fiscalização no local. “Trabalho porque preciso, pois tenho que complementar a aposentadoria que meu filho recebe” relatou Marina, afirmando que as pessoas jogam de tudo no local, até cachorro morto.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL