Na noite desta terça-feira (26), a prefeita Márcia Moura (PMDB) prestigiou a solenidade de lançamento do Programa Amigos do Zippy, no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria. Estavam presentes representantes da Associação para Saúde Emocional de Crianças (ASEC), Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A (TBG) e professores, diretores, coordenadores e especialistas da Rede Municipal de Ensino.
Fizeram parte da mesa de honra as seguintes autoridades: prefeita Márcia Moura; Jussara Fernandes, diretora do Departamento Pedagógico, representando o secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan; Robert Gellert Paris Junior, representante e porta voz da ASEC; Renato Curado do Amaral, representante da TBG; Maria Aparecida Nascimento Castro, presidente do Conselho Municipal de Educação; e a psicóloga Marjori Pagan, coordenadora da ASEC no Oeste paulista e Mato Grosso do Sul.
O Amigos do Zippy é desenvolvido pela ASEC em parceria com a TBG, que, por meio de seu programa de responsabilidade social, apoia financeiramente a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). O objetivo específico dessa parceria é beneficiar crianças e educadores de forma direta pela aplicação do programa, por meio da capacitação de professores em Educação para a Saúde Emocional, em escolas públicas localizadas em municípios na área de abrangência do traçado do Gasoduto Bolívia-Brasil.
Representando a SEMEC, a diretora do Departamento Pedagógico, Jussara Fernandes agradeceu a todos os parceiros por acreditarem no trabalho desenvolvido pela REME. “Em nome do professor Mário e equipe, expresso a alegria do lançamento deste programa em nosso município, pois o Amigos do Zippy é conhecer-se a si mesmo, é criar, é ousar, é voar. Este programa é muito bem vindo, estamos muito felizes, quem irá ganhar são os nossos alunos”, reforçou Jussara.
O representante da TBG, Renato Curado do Amaral, falou dos benefícios econômicos que o gasoduto proporciona e ressaltou as iniciativas de responsabilidade social que a empresa apoia. “É com muita satisfação que represento a TBG neste evento de lançamento do programa Amigos do Zippy. Para nós, é um orgulho investir na educação das crianças nos municípios por onde passa o gasoduto Bolívia Brasil, pois são eles que irão se beneficiar do crescimento que Três Lagoas tem pela frente”, enfatizou Renato.
Em suas palavras, a prefeita Márcia Moura destacou que a Educação é o que há de mais precioso em Três Lagoas. “Os nossos professores buscam se qualificar cada vez mais para fazer de nossas crianças mais capacitadas e seguras de si. Fico muito feliz de termos a possibilidade de desenvolver o que há de grandioso para nossos professores e alunos. Tenho certeza que esta será uma experiência inovadora”, considerou Márcia.
O representante e porta voz da ASEC, Robert Gellert Paris Junior, reforçou a importância desse programa para desenvolver a saúde emocional das crianças. “Sabemos da dificuldade em identificar quando adoecemos emocionalmente. Da mesma forma que existem maneiras de exercer a saúde física, também existem maneiras de desenvolver a saúde emocional”, explicou Robert.
AMIGOS DO ZIPPY
Desde 2007, a iniciativa é apoiada pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A (TBG) e realizada todos os anos em parceria com a ASEC e as Prefeituras dos municípios vizinhos ao duto da empresa. O Amigos do Zippy já resultou na participação de quase cinco mil crianças matriculadas nas redes públicas de ensino de 12 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Criado na Inglaterra por um grupo multidisciplinar de especialistas, o programa consiste em uma série de seis histórias que têm como personagens o inseto Zippy – um bicho-pau – e um grupo de crianças.
Faz parte do programa a capacitação de professores da rede municipal, que durante um ano serão responsáveis pelas aulas com o conteúdo das histórias dos Amigos do Zippy. “Um dos aspectos mais importantes do programa é capacitação dos professores das redes públicas de ensino, que passam a lidar melhor com o aspecto emocional das crianças e multiplicar esse conhecimento”, avalia Marcia Cauduro, gerente de Responsabilidade Social da TBG.