O prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, gravou e divulgou um vídeo nesta terça-feira (5), diretamente da avenida Clodoaldo Garcia, onde recentemente foram furtados quase dois quilômetros de cabos da rede de iluminação pública. No vídeo, ele reforçou que os furtos de fios não serão mais tolerados e anunciou medidas imediatas para resolver o problema. “A farra acabou! Aqui em Três Lagoas não vamos jogar dinheiro público fora”, afirmou.
Segundo o prefeito, os furtos têm sido facilitados por tampas de acesso às caixas subterrâneas de fiação. “É simples, o criminoso abre a tampa, puxa o fio de cobre e vende. Tem receptador, tem mercado. Isso vai acabar”, declarou Cassiano.
Para enfrentar o problema, ele informou que, em até 10 dias, será iniciada a substituição da fiação subterrânea por cabos aéreos de alumínio, que não têm valor econômico no mercado paralelo. A medida será aplicada inicialmente na Clodoaldo Garcia e depois expandida para outras vias com ocorrências semelhantes. “Vamos resolver esse problema e Três Lagoas não vai ficar no escuro”, garantiu.
A prefeitura já havia informado que está ciente dos furtos e que ações conjuntas com a Polícia Militar e o setor de inteligência da Polícia Civil estão sendo intensificadas para identificar os responsáveis e garantir mais segurança à população.
Além disso, a administração municipal reforçou que a empresa Brilha Três Lagoas, contratada para a manutenção da iluminação pública, está em fase de implantação e treinamento da equipe técnica. A expectativa é que os serviços operacionais tenham início nos próximos dias, atendendo diversos pontos do município.
A prefeitura também destacou que crimes como o furto de cabos elétricos prejudicam diretamente a qualidade de vida da população e representam um retrocesso nos avanços urbanos e pediu a colaboração da comunidade para combater esse tipo de crime. Denúncia pode ser feita à Polícia Militar pelo número 190.