Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeitura não entrega plano de resíduos sólidos dentro do prazo

Plano poderia ter sido entregue desde 2010

Plano de resíduos sólidos terá diretrizes para coleta seletiva de lixo -
Plano de resíduos sólidos terá diretrizes para coleta seletiva de lixo -

A Prefeitura de Três Lagoas não entregou o plano municipal de destinação dos resíduos sólidos ao Ministério do Meio Ambiente, dentro do prazo estabelecido. Conforme estabelece a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no dia 2 de agosto venceu o prazo para a apresentação de novos projetos, propostas e credenciamento para receber recursos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os municípios que não apresentaram seus planos ficam impedidos de receber recursos federais.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, José Estevão, esse plano poderia ter sido entregue já em 2010. Entretanto, quando assumiu a secretaria, em abril deste ano, não encontrou nenhum termo de referência que tratava do assunto. A partir de então, elencou a elaboração do termo como prioridade, concluindo-o no mês passado. Com o termo em mãos, o secretário encaminhou-o para a Secretaria de Finanças a fim de que uma empresa especializada pudesse ser contratada para elaborar o plano de resíduos sólidos.

Estevão informou que não houve tempo hábil para a empresa elaborar o trabalho e entregá-lo dentro do prazo previsto. “Depois que foi concluído o termo de referência, tivemos que aguardar a licitação para definir a empresa que iria elaborar o projeto e isso já ocorreu no final de julho”, explicou. O secretário disse que o plano já começou a ser elaborado e será acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente. Dentro de três meses, a empresa deve concluí-lo.

O secretário esclareceu que o munícipio não irá perder recursos, apenas deixará de ter o direito de pleitear dinheiro do governo federal disponível para a realização de empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos através de financiamento de crédito.

No entanto, ele disse que a Prefeitura de Três Lagoas não tem utilizado esse tipo de financiamento, pois as atividades executadas nessa área são realizadas com recursos próprios. “Enquanto o plano não estiver pronto, o município não pode utilizar recursos com essa finalidade, mas, a princípio, não utilizamos dessa fonte para conseguir recursos”, frisou.

De acordo com o secretário, o Ministério do Meio Ambiente já foi comunicado de que a Prefeitura está elaborando o plano de resíduos sólidos. “Precisamos fazer isso de uma forma bastante criteriosa, da maneira que a cidade precisa”, salientou. Ele destacou ainda que nesse plano vai conter diretrizes sobre a implantação da coleta seletiva no município.