Os consumidores três-lagoenses registraram 300 queixas no Programa Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon) somente este ano, grande parte delas relacionadas ao corte de internet de planos ilimitados e outros pacotes de telefone móvel pré-pago.
Vários usuários que tiveram o plano ou pacote de internet suspenso após a decisão das operadoras cortarem o serviço quando for atingido o limite da franquia na internet, que vigora desde do início do , consideram –se lesados com a mudança nas regras do contrato.
O Procon de Três Lagoas oficiou a Defensoria Pública de Três Lagoas sobre esta situação que ocorre em todo país, solicitando a adoção de medidas judiciais cabíveis.
Nessa semana a Fundação Procon de São Paulo conseguiu na Justiça, liminar que impede as operadoras de telefonia celular de cortar a internet de planos ilimitados. No estado a superintendência do Procon Mato Grosso do Sul comunicou que existem três ações de efeito nacional tramitando em todo o país, ligadas ao mesmo caso.
Além das queixas relacionadas ao corte de pacotes de internet aparecem na lista, reclamações sobre cobranças indevidas, rescisão unilateral do contrato e venda enganosa.
O Assessor Chefe do Procon de Três Lagoas Amílson Ferreira Torres, informa que o consumidor que se sentir lesado pode procurar o Procon para registrar sua reclamação munido de documentos pessoais, e documentos que possam provar o alegado.