O Procon de Mato Grosso do Sul divulgou ontem o levantamento do número de atendimentos da instituição em 2011 no Estado. A pesquisa apontou que de janeiro a dezembro do ano passado o órgão realizou 35.855 mil atendimentos – cerca de 200 por dia. “O número de atendimentos aumenta cerca de 40% a cada ano. A grande procura dos consumidores pela instituição é positiva, pois isso demonstra que as pessoas estão mais atentas aos seus direitos, e o mais importante: que estão lutando por eles”, comenta o superintendente do Procon, Alexandre Rezende.
O levantamento traça ainda o perfil dos reclamantes: 51% dos consumidores que procuram o órgão são mulheres, na faixa etária entre 21 a 41 anos. “As mulheres além de estarem atentas aos seus direitos, ainda lutam por eles. Os homens, por mais que tenham conhecimento, ainda não têm o hábito de recorrer ao Procon para registrar a reclamação ”, explicou o superintendente.
Outro dado importante revelado no estudo é o fato de que os idosos entre 51 e 71 anos aparecem em segundo lugar, com 27% dos atendimentos. A pesquisa mostra ainda que mudaram as causas das principais queixas dos consumidores: 41% das reclamações estão relacionadas a serviços financeiros, como os de cartão de crédito. Em segundo lugar, com 27%, os serviços essenciais como água, luz e telefone, que antes eram os líderes do ranking.
Com o intuito de orientar o consumidor que tenha complicações para solucionar esse problema, o Procon está criando uma parceria com o Conselho Regional de Economia. “Tendo em vista que essa é a principal demanda da instituição, procuramos soluções e parcerias para ajudar o consumidor”, enfatizou Rezende.
O órgão de defesa ainda dá algumas dicas aos consumidores para não cair na tentação do crédito facilitado. “Deve-se usar o crédito de maneira consciente, ficar atento aos juros máximos, exigir a cópia do contrato e, principalmente, utilizar o crédito oferecido de forma consciente e não se deslumbrar com a oportunidade”, orienta o superintendente.