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Três Lagoas

Procon registra aumento de reclamações por demora em filas

Aumenta em 400% as queixas de consumidores em relação aumento nas filas de banco

No trimestre, cinco pessoas procuraram o Procon para reclamar das filas - Arquivo
No trimestre, cinco pessoas procuraram o Procon para reclamar das filas - Arquivo

O número de consumidores que procuraram o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) neste ano para reclamar da demora na fila de bancos em Três Lagoas aumentou 400%, comparado ao ano passado, somente neste trimestre de 2015.

Em 2014, o órgão registrou nove queixas de consumidores insatisfeitos com o tempo de espera nesses estabelecimentos, ano todo. Até o dia 15 deste mês, já foram contabilizadas cinco reclamações ligadas ao setor bancário.

Um  dos motivos que pode ter influenciado no aumento deve-se às ações realizadas no passado para reduzir as filas. No ano de 2013, a lei que estabelece tempo máximo de 15 a 20 minutos, tornou-se mais rígida, sob pena de multa de 200 a 400 Unidade Fiscal de Referência (UFIR) à suspensão de alvarás de funcionamento aos locais que não cumprirem a determinação.

Em contrapartida, o ano de 2014 apresentou uma queda comparado a 2013, com 43%. Durante os 12 meses daquele ano, foram registrados 16 queixas no órgão responsável.

A superintendente do Procon Estadual do Mato Grosso do Sul, Rosimeire Cecília da Costa, explicou que cada município possui uma lei quanto ao tempo de espera em fila de bancos.

“Existe uma lei federal que exige atendimento prioritário para deficientes, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo, nesses estabelecimentos. Nem governo e estado podem legislar, quanto ao tempo de filas nas cidades, cabe ao poder legislativo e executivo determinar o tempo de espera”.

LOTÉRICAS

Rosimeire comentou que nos Encontros Estaduais do Procon, o assunto é abordado pelos órgãos municipais, e as dificuldades enfrentadas em cada cidade, visando melhorar o serviço.

Ficou acordado em um dos Encontros Estaduais, que esses estabelecimentos serão obrigados a fazer adequações em sua estrutura para melhorar o atendimento. “As lotéricas terão que criar condições para que os clientes não fiquem expostos ao sol e chuva, nas filas enquanto esperam atendimento, como é comum acontecer esse e outros problemas nesses locais. As lotéricas terão que se adequar”.

Para prestar esse tipo de serviço as lotéricas possuem contrato que podem ou não serem renovados. A partir de agora será levado em conta, a estrutura para regularização do documento, afirmou Rosimeire.

A superintendente alertou que títulos de compensação nacional, são pagáveis em qualquer agência bancária, ou seja, o cliente de um banco pode ir até outra agência que não estiver tão cheia e efetuar o pagamento, evitando ficar um longo tempo em filas.

Ela alerta ainda que o Procon realiza constantemente fiscalização quanto os serviços prestados por bancos e lotéricas.