O projeto de ampliação do Cemitério Municipal Santo Antonio prevê a instalação de mais luminárias e a revisão das lâmpadas existentes no campo santo. A ideia da administração municipal com a ampliação do sistema de iluminação é permitir melhor acesso da população ao local no período noturno, e em datas comemorativas; como o Dias dos Pais, Dia das Mães, Finados, e outras.
Hoje a maior dificuldade é realizar um enterro à noite devido a falta de iluminação em toda a extensão do cemitério. Segundo o secretário municipal de Administração, Odair Biassi, o projeto de ampliação e reestruturação do cemitério municipal está pronto e já foi apresentado à prefeita Márcia Moura (PMDB).Ele acredita que as obras no campo santo podem ser autorizadas pela chefe do Executivo no mês do aniversário da cidade. Isso acontecendo, Biassi confia que até o Dia de Finados, as obras estejam prontas.
O projeto que prevê a ampliação em mais de 15 mil metros da área do cemitério foi orçado em R$ 260 mil. Já o que prevê o incremento de mais luminárias foi estimado em R$ 39 mil.
A intenção, de acordo com Biassi, é aumentar a parte da terra, onde estão as sepulturas “emprestadas”. O projeto prevê a construção de duas sepulturas coletivas, que devem abrigar os ossos que ficam no ossário, que hoje atingiu o limite da capacidade.
A administração planeja também reformar o necrotério para atender as exigências atuais. “Pretendemos fazer um trabalho de revestimento nas paredes, trocas de janelas, piso, implantar mesa de mármore, forração. A intenção é que fique um ambiente adequado”, esclareceu o secretário de Administração.
Biassi comentou ainda que existe a possibilidade de plantar árvores no centro da rua principal do cemitério.