O Departamento de Cultura prepara para o próximo mês o 6º Encontro Intermunicipal de Folia de Reis, marcado para o dia 07 de agosto, durante a 25ª edição da Festa do Folclore de Três Lagoas. O Encontro das companhias de foliões contará com o tradicional Desfile de Carroças.
Além das seis companhias do município, também foram convidadas folias de Andradina, Aparecida do Taboado, Cassilândia e Paranaíba para participar do 6º Encontro Intermunicipal de Folia de Reis. O objetivo do evento, de acordo com a assessora de Cultura, Cidinha Mariano, é o de fortalecer este movimento popular bem como proporcionar o resgate da cultura popular dentro do município.
O Encontro Intermunicipal faz parte do Projeto Folia de Reis em Ação, iniciado este ano pelo Departamento de Cultura, com o intuito de elevar a autoestima dos integrantes bem como mostrar o valor cultural das folias à população. “O grande ápice do nosso projeto são as visitas na época de Natal, quando as Folias de Reis entram nas casas e tocam seus repertórios de louvor como parte da tradição desta manifestação folclórica. A intenção é dar continuidade à tradição e fortalecer as folias”, explicou Cidinha.
Para preparar o 6º Encontro Intermunicipal e as visitas às casas durante a época de Natal, as seis Folias de Reis de Três Lagoas se reúnem periodicamente com o Departamento de Cultura e membros da Igreja Católica, maestro e assistentes sociais para discutir as questões relacionadas ao movimento. Conforme Cidinha Mariano, as folias serão cadastradas e receberão crachás de identificação para as apresentações.
Ensaio
No próximo dia 25 de julho haverá o grande ensaio com os foliões de Três Lagoas já com os novos instrumentos e uniformes entregues pela Administração Municipal. O ensaio está marcado para às 14h no Centro Cultural Irene Marques Alexandria.
Folia de Reis
Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de uma tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, dentre outros.
Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece desde 1950 o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É o maior e mais antigo encontro de Folias de Reis do país.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.