A Unei (Unidade Educacional de Internação) Tia Aurora Gonçalves Coimbra, de Três Lagoas, e a Escola Estadual Pólo Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, iniciaram nesta segunda-feira (5) uma nova etapa de um projeto de orientação profissional dedicado a menores infratores.
O projeto é composto por entrevistas, discussões, palestras e reflexão sobre ideias com os internos, que tem como objetivo auxiliá-los na escolha da carreira profissional.
Os internos ficaram entusiasmados com a amostra do grafiteiro Joelson Alves dos Santos que além de apresentar sua profissão, ensinar técnicas de grafite, contribuiu com os desafios e curiosidades do seu mercado de trabalho.
Foram realizadas entrevistas e enquetes e identificação de interesses e anseios dos futuros profissionais com apoio da acadêmica Claudia Mariola, do 8º período de psicologia.
De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, Rafael de Freitas, questões sobre habilidades, mercado de trabalho, satisfação pessoal e financeira foram focos das abordagens iniciais do trabalho.
Para o diretor da unidade prisional Marcelo Tabone Neves, “essas iniciativas educacionais são de fundamental importância para o desenvolvimento desses internos, e a integração propiciada pelos professores dedicados com esses profissionais ampliam a visão de mundo e possibilitam melhores escolhas futuras aos menores, além de contribuir para melhoria visual na ambiência de convivência local”.
A equipe pedagógica escolar, afirma que já estão previstos para o início do próximo ano palestras sobre empreendedorismo, música, e carreiras jurídicas, oriundos de outros projetos locais em andamento que sempre objetivam facilitar a reinserção social dos estudantes.