Aproximadamente 65% das ruas de Três Lagoas estão pavimentadas, segundo informou o secretário municipal de Infraestrutura, Walter Garcia. Caso Três Lagoas seja contemplada com recursosdo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 84 milhões, previsto para ser liberadoantes de julho deste ano, a meta é que a cidade chegue a ter 85% de suas ruas asfaltadas.
Três Lagoas
Quase 40% das ruas de Três Lagoas não têm pavimentação
Prefeitura aguarda a liberação de R$ 84 milhões para atingir a meta de mais de 85% das vias urbanas da cidade
A região central da cidade e os bairros deJupiá, Colinos, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida, Lapa, Santo André e Vila Piloto são os bairros com 100% das ruas pavimentadas. Na Vila Piloto só falta a pavimentação da rua 38, mas a prefeita Márcia Moura já autorizou a abertura de licitação para o seu asfaltamento. Os bairros que possuem menos ruas pavimentadas são: Jardim Imperial e Violetas, Vila Nova, Vila Haro, Jardim Morumbi, Jardim Oiti, Vila Alegre, Jardim Dourados, Vila Alegre, Quintada Lagoa, Jardim Alvorada e a região adjacente ao Jardim Imperial.
De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura, o bairro de Vila Nova tem 70% das vias pavimentadas.
Segundo o secretário, o Vila Nova recebeu muito asfalto, entretanto, por ser o maior bairro da cidade, muitas ruas ainda não estão asfaltadas. Outro problema observado por ele, é que esse bairro necessita de execução de obras de drenagem, por esse motivo, várias ruas ainda não puderam ser asfaltadas.
Um dos bairros mais antigos de Três Lagoas, a Vila Alegre, tem apenas 15% das ruas pavimentadas. A falta de drenagem, também é o motivo pelo qual a maioria das ruas aindaestácom asfalto. De acordo com o secretário, um projeto executivo já foi elaborado prevendo a execução de obras de drenagem na Vila Alegre para que futuramente as ruas possam receber asfalto. “Esse bairro tem uma grande bacia de água na região do Parque de Exposições que impede a pavimentação das ruas, mas tão logo o município disponha de recursos do PAC, terá início a pavimentação asfáltica de suas ruas”, justificou o secretário.
O VilaHaro é outro bairro da cidade considerado grande em extensão territorial e que possui apenas 20% deruas pavimentadas. Com a readequação dos bairros da cidade, o VilaHaro acabou englobando também outros antigos bairros, como o Jardim Itamaraty e Vila dos Ferroviários. Também, se ocorrer aliberação dos recursos do PAC, segundo o secretário, o Vila Haro passará a ter 70% das vias pavimentadas, já que existe projeto para obras de drenagem e asfalto nesse bairro.
O Parque São Carlos, conforme levantamento da Secretaria de Infraestrutura, tem 50% das ruas pavimentadas. Esse bairro também está no cronograma da prefeitura para ser contemplado com recursos do PAC. A previsão é de que, se a verba for liberada, ele fique com 100% das vias pavimentadas.O Guanabara está com 100% das ruas pavimentadas. Entretanto, o Novo Guanabara, na região do Centro de Educação Infantil, ainda não possui asfalto. Nessa região, segundo Walter, tem projeto para obras de drenagem, que irá, inclusive, resolver o problema de alagamento na ruaYamagutiKankit.
O Santa Luzia está com 90% das ruas pavimentadas. A prefeita aguarda também a liberação de recursos de uma emenda de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB), no valor de R$ 750 mil para concluir a pavimentação do restante das ruas do Santa Luzia, assim como as do Bela Vista, que hoje tem 70% das vias com asfalto. “Falta pouco para fechar essa região com 100% de asfalto”, disse. O Santa Terezinha e o bairro da Lapa, por sua vez, estão com 100% das ruas asfaltadas. A região do Maristela está com quase 100% das vias com asfalto. O Santos Dumont está com 95%, e o bairros de Interlagos e Santa Rita com 90%. A Vila São João tem 99% das ruas asfaltadas, enquanto que a região da Vila Zucão, incluindo o Santos Dumont II, está com 80% das vias pavimentadas.
Jardim Brasília, que engloba também o Nossa Senhora das Graças tem apenas 15% das ruas asfaltadas. A região do Jardim Imperial, Violetas e Vila Verde tem apenas a rua de acesso a esses bairros, pavimentada. O bairro Quinta da Lagoa e o Jardim Morumbi, só têm 10% das ruas asfaltadas. O Jardim Dourados tem 15% das vias pavimentadas.
Entretanto, de acordo com o secretário, a previsão é de que, em breve esse bairro chegue ter mais de 90% de suas ruas asfaltadas, porque está previsto a execução de obras de asfalto e drenagem com recursos no valor de R$ 3 milhões, obtidos através de emenda parlamentar ao orçamento da União através de proposta aprovada e de autoria do senador Moka, que está prestes a ser liberada.
O Jardim Oiti e Santa Julia também quase não dispõem de pavimentação asfáltica. Essa região tem apenas 10% de asfalto, o mesmo ocorre na Vila Carioca. O Paranapungá tem apenas 30% e o Jardim Alvorada apenas 20% de ruas asfaltadas, porque,segundo o secretário de Infraestrutura, este é um dos bairros que depende da execução de obras de drenagem, por isso, até hoje conta com pouca pavimentação. O Alto da Boa Vista tem 85% das vias com asfalto.
Critérios para pavimentação são ruas com problemas de alagamentos e com maior fluxo.
Os critérios adotados para a definição das ruas, conforme o secretário, são dois: as que serão executadas com recursos do PAC,que objetiva pavimentar as vias que apresentam alagamentos e que necessitam da execução de obras de drenagem; o segundo, é a pavimentação de ruas com recursos da própria arrecadação do município, estabelecendo como critério o asfaltamento das viasque apresentem densidade de imóveis residenciais e comerciais e apresentem grande tráfego de veículos.
O secretário explicou que, a partir do momento que os recursos do PAC forem liberados e, consequentemente as obras de drenagem forem executadas, abre-se um leque para que a administração municipal possa executara pavimentação asfáltica com verba própria, já que o valor para a execução de asfalto seria menor do que o utilizado para a implantação do sistema de captação de águas de chuva.
“A política da prefeita Márcia Moura, quando não existe a necessidade de obras de drenagem, é atender um número maior de pessoas e também interligar um bairro ao outro com a pavimentação das vias principais, interligando inclusive,avenidas e rodovias”, destacou.