O jornal RCN Notícias, da Rádio Cultura FM, levado ao ar das 11h às 12h, entrevistou nesta terça-feira (2) a enfermeira Humberta Azambuja, coordenadora municipal de imunização.
Ele trouxe um balanço da campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) em Três Lagoas. Em alguns grupos a meta ficou muito próxima de ser alcançada, já em outros o percentual está muito abaixo do esperado e tem um grupo apenas que atingiu mais de 180% da meta
No público de 20 a 29 anos o percentual vacinado até hoje é de 79,3%; no grupo de 30 a 39 anos, que esteve na quinta e última etapa da campanha, conseguiu-se atingir apenas 54%; as crianças, até cinco anos incompletos, tiveram um índice de 94% e isso se deve à conscientização dos pais. Os idosos com doenças crônicas, que também tinham a meta de 80%, surpreenderam a Secretaria Municipal de Saúde e atingiu nessa faixa etária 186%.
Outro dado que ficou abaixo do esperado diz respeito à vacinação de idosos acima dos 60 anos, contra a gripe sazonal. Segundo Humberta, eles iam até os postos de vacinação e pediam que não queriam a vacina contra a gripe comum, mas somente para a gripe suína.
Nesta quarta-feira, dia 2 de junho, encerra-se o prazo para vacinar contra a gripe influenza (sazonal) e a vacina contra a gripe A (H1N1) para o grupo 30 a 39 anos e as crianças, de dois a cinco anos incompletos.