Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Reforma da 1ª DP deve ser concluída apenas em 2013

Cadeia pública que funcionava na delegacia está interditada há um ano por conta das condições precárias

-
-
A reforma do prédio em que funciona a 1ª Delegacia de Polícia e também a Delegacia Regional em Três Lagoas não deve ser concluída antes de 2013. De acordo com o delegado Regional, Vitor José Fernandes Lopes, a empresa responsável pela obra havia informado que deverá concluir a reforma ainda neste mês. Mas, por conta das festas de fim de ano, acredita que o prazo não poderá ser cumprido. “Fiz uma vistoria no local e ainda faltam alguns detalhes, como a conclusão da reforma das celas da cadeia pública e a parte de informática. Somado a isto, temos as festas de fim de ano. Por isso, acho que a obra só sai no ano que vem mesmo”, disse.
 
Entre os detalhes a serem finalizados nas celas da cadeia pública, está o sistema de ventilação para os presos. O espaço passou por reforma total, com a troca de todo o sistema hidráulico e elétrico.
 
Já na parte de informática, que engloba todo o prédio, é necessária a instalação dos cabos telefônicos e de internet para dar início à etapa final da reforma: a pintura. “Paralelamente a isso, também estão sendo construídos dois banheiros, um que ficará na sala de identificação e outro na sala construída para a Polícia Militar. Essa reforma, entretanto, não é feita com recursos do governo estadual, mas através de ação mitigadora da empresa Eldorado Brasil, aprovada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul)”, explicou.
 
O prédio da 1ª DP, onde, em anexo, também funcionam a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e a Delegacia Regional, era para ter sido entregue há quase dois anos – a reforma foi publicada em diário oficial em janeiro de 2011. O atraso deve-se à necessidade de abertura de um novo processo licitatório depois que a empresa vencedora faliu.
 
Desde então, a Polícia Civil teve de ser distribuída em prédios emprestados. A DIG está no prédio da antiga escola estadual João Ponce. A 1ª DP teve de ser remanejada para uma instalação adaptada na DIG e a Delegacia Regional foi para o antigo prédio do Fórum. A tendência, porém, é de que todas retornem ao local após a conclusão da reforma.
 
PRECÁRIA
Mesmo com o longo tempo de espera, a reforma do prédio era mais que necessária. A estrutura física de uma das maiores delegacias da cidade, e que também recebe a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) à noite e nos fins de semana e feriado, estava mais que precária. A situação chegou a tal ponto que, em dezembro de 2011, a juíza Rosângela Alves Fávero interditou a cadeia pública que funciona na unidade. Na época, a Justiça entendeu que o local não tinha condições de receber presos. Até então, a cadeia recebia em torno de 60 presos ao mês. 
 
“Realmente a situação estava caótica. Toda a parte hidráulica e elétrica foi refeita. Além disso, também foram implantadas novas paredes de alvenaria, que antes eram apenas divisórias para melhorar o trabalho dos servidores e também o atendimento à população”, disse.
 
PRESOS
A interdição da cadeia pública deverá ser anulada assim que for concluída a obra, o que não anima o delegado regional. Lopes informou que o retorno dos presos para a 1ª DP deverá sobrecarregar ainda mais delegados e investigadores da Polícia Civil. “Só vai atrapalhar a atividade-fim da Polícia Civil. Os policiais não são treinados para tomar conta de presos. Eles fizeram academia para prender e mandar para o presídio”, disparou.