A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) iniciou a perfuração do novo poço que vai substituir o poço Palmito, em Três Lagoas. Os trabalhos devem ser concluídos em 15 dias. O investimento é de R$ 240 mil e faz parte dos recursos investidos no município pela empresa após a renovação da concessão.
A perfuração é a primeira etapa para a ativação do poço, batizado de TL 034. A Sanesul estima que mais R$ 200 mil serão investidos para a construção da adutora (tubulação que faz a distribuição da água para a rede) e implantação das instalações elétricas, além de outras obras necessárias. A expectativa é de que o novo poço produza até 150 m³ de água por hora.
O poço Palmito deve ser substituído, segundo previsão da Sanesul, até março de 2012. A água extraída dele, apesar de potável, é quente e não agrada parte dos moradores, que pediram a desativação. O Palmito é um poço com cerca de 5 mil metros de profundidade, por isso a temperatura da água é maior do que em outros poços. Devido a suas características, para desativá-lo, será necessária a ajuda da Petrobrás, que possui tecnologia para efetuar o trabalho.