Veículos de Comunicação

Balanço

Secretaria de Saúde divulga balanço de campanha contra aids

Cerca de 150 pessoas receberam orientações de prevenção à doença

Durante a campanha, foram realizados 65 testes rápidos para o HIV - divulgação
Durante a campanha, foram realizados 65 testes rápidos para o HIV - divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço da campanha realizada no último dia 30 de novembro, na praça Ramez Tebet, em razão do mês de combate à Aids. Segundo a psicóloga e coordenadora do Programa de DST/Aids/HV, Susie Donero, foram realizados 65 testes rápidos para HIV (fluido oral) para a população e aproximadamente 150 pessoas receberam orientações de cuidados.

Além disso, foram distribuídos 1.500 preservativos para a população. “Ficamos contentes com a campanha. Por ser o único tipo de serviço oferecido e muitas pessoas ainda terem receio de realizar o teste, a procura foi grande”, disse Susie.

A ação teve como objetivo incentivar a população quanto a realização periódica de testes de HIV, além de reforçar a importância do uso da camisinha durante a relação sexual. Antes da realização do teste, acadêmicos do curso de psicologia de uma faculdade de Três Lagoas realizaram a triagem e o aconselhamento com o paciente. Logo na sequência, os alunos do curso de enfermagem auxiliaram na realização dos testes. Uma equipe do Sest/Senat auxiliou na entrega de panfletos, preservativos e orientações.

Atualmente, 597 pessoas vivem com HIV/Aids na macrorregião (Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Selvíria) e, segundo o Programa Municipal de DST/Aids de Três Lagoas, a expectativa é que até 2020 aproximadamente mil pessoas estejam em tratamento no município.