O secretário de Meio Ambiente Cristovam Lages Canela rebateu ontem por telefone os questionamentos feitos pelo promotor Antonio Carlos Garcia sobre a presença de lixões em diversos locais da Cidade e uma possível falta de fiscalização da Prefeitura.
“Precisa ver exatamente qual o local. Estou em viagem. Não sei exatamente o que o promotor falou. Preciso ver primeiro para dar uma posição oficial. Mas o que posso adiantar é que quem tem obrigação de fiscalizar é quem licencia”, disse. Canela complementou dizendo ainda que só recentemente a secretaria vem adquirindo autonomia sobre licenciamento ambiental.
“Automaticamente é nossa obrigação de fiscalizar e monitorar o que licenciamos. O lixão da Vila Piloto, por exemplo, foi licenciado pelo Estado. Contamos muito com as autoridades para buscar um Estado e uma Cidade melhores”, frisou.
Questionado sobre a falta de consciência de alguns moradores, o secretário enfatizou os projetos da secretaria de Meio Ambiente e a educação dos três-lagoenses. “Temos feito muitos projetos em relação à educação ambiental. Não estou dizendo que o cidadão de Três Lagoas não tem educação. Mas tudo pode ser melhorado. Todos os nossos projetos são nesse sentido, além das visitas que fazemos a escolas, faculdades e clubes de serviço, entre outros”, afirmou, citando o Ecoponto (troca de pneus velhos), o Ecotroca (troca de pilhas usadas) e plantio de mudas de árvores gratuitamente nas calçadas.