Empresários industriais aprovam e são otimistas em relação à economia estadual. Foi o que mostrou levantamento do Radar Industrial da Fiems, em pesquisa realizada em julho com executivos do setor industrial do estado.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS), alcançou a marca de 63,5%, o que representa um alto indicador de aprovação e otimismo em relação à economia estadual. Esta taxa é 7% superior a média histórica nacional do ICEI para o mesmo período (59,2%).
A sondagem industrial realizada mensalmente pelo Radar junto às empresas do Estado mostra a evolução da produção, utilização da capacidade instalada, estoque de produtos finais, compras de matérias primas e as expectativas dos empresários para os próximos seis meses.
O destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta da manutenção da elevada confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 62,9%, 64,7% e 67,8%. Ainda pelo levantamento, os indicadores ficaram muito acima da linha divisória dos 50 pontos, que é o valor de referência e a partir do qual há a sinalização de empresários industriais confiantes.
Com relação à Sondagem Industrial, que avalia o mês imediatamente anterior ao de quando foi realizada a pesquisa de amostragem junto a todos os segmentos do setor, a atividade industrial em junho continuou em expansão no Estado. No período, a utilização da capacidade instalada esteve próxima dos níveis tidos como usuais para o mês de junho, sinalizando que a expansão ocorrida não gerou pressões adicionais para a indústria sul-mato-grossense, com o indicador fechando em 51,1 pontos, pouco acima da linha divisória dos 50 pontos, que é o indicativo de equilíbrio ou normalidade para a utilização no período.