Na tarde de terça-feira (22), a prefeita Simone Tebet (PMDB) empossou os 40 novos servidores concursados que assumiram cargos na Secretaria de Saúde do Município. A cerimônia foi realizada no salão de eventos da Câmara Municipal e contou com a presença dos secretários: de Administração, Odair Biassi; de Saúde, Elenir Neves; de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino; além dos vereadores Celso Yamaguti (DEM), Fernando Milan (PMDB), Idevaldo Claudino (PT) e Jorge Martinho (PMDB), e diretores municipais.
Os novos servidores concursados foram efetivados nos cargos de agente de combate as endemias, e de plantonistas no Pronto Atendimento (PA): enfermeiro, farmacêutico, médico, técnico administrativo, técnico em enfermagem.
Falando em nome do Legislativo, o vereador Jorge Martinho parabenizou os novos servidores e destacou que eles darão sustentação e ainda mais qualidade ao serviço público de saúde.
A secretária Elenir Neves, ao dar as boas vindas, informou que os agentes de combate as endemias irão somar à equipe de borrifação de campo. “E também aos plantonistas desejo que comecem o próximo ano com muita energia para uma estrutura fortalecida e responsável de atendimento aqueles que precisarem dos serviços do PA”.
Segundo Elenir, com esta posse a Secretaria de Saúde passa a contar com 988 servidores, sendo 889 funcionários do Município.
Garantia do concurso
A prefeita Simone Tebet destacou em sua fala sobre o princípio de igualdade que o concurso público garante. “Desde que assumi a Prefeitura, sempre primei pelas regras de administrar a cidade como se fosse minha, que esta administração, ao contrário de outras, seria ética, e que dentro da administração tivesse oportunidades iguais para quem quisesse entrar. E vocês competiram, foram aprovados por mérito próprio e irão fazer parte de uma equipe maravilhosa de mais de três mil servidores”, parabenizou Simone.
Sobre o ano que se encerra, a prefeita aproveitou para reafirmar que a Administração Municipal se preparou para enfrentar a crise e termina o ano com o pé direito, com boas expectativas para 2010.
SUS
Simone ainda falou sobre o Sistema Único de Saúde: “é natural as críticas em relação à saúde pública. No Brasil temos o SUS que é referência para outros países, pois na teoria ele é completo, no entanto, na prática, é dificultado pela falta de financiamento do Governo Federal. O Município, como se sabe, tem obrigação de gastar 15% de sua arrecadação com a saúde e atualmente gastamos 22%. E é difícil fazer saúde pública sozinho, pois o governo do estado contribui como uma parcela, mas a União não tem uma cota mínima de obrigação”, analisou.
“Mesmo assim, continuou a prefeita, desde que melhoramos a saúde em Três Lagoas, muitas pessoas que possuíam planos de saúde passaram a usufruir do serviço público. E isso graças a melhoria nas antigas estruturas de saúde e construção das novas unidades como clínicas da Mulher, Criança, do Trabalhador, de Pequenas Cirurgias, postos de saúde e outros”.
A prefeita Simone encerrou seu discurso dizendo que a palavra é de otimismo. “Estamos preparados para enfrentar os problemas, queremos melhorar, mas sabemos valorizar e defender os servidores. Parabéns a todos e desejo que 2010 seja um ano de muitas realizações”.