Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Simone Tebet viabiliza homologação do aeroporto

Segundo Márcia Moura, a articulação política da Prefeitura junto ao governo do Estado objetiva antecipar a homologação

Em reunião na Governadoria, as duas acertaram andamento das obras de adequação da área para receber vôos comerciais -
Em reunião na Governadoria, as duas acertaram andamento das obras de adequação da área para receber vôos comerciais -

A prefeita Macia Moura e a vice-governadora em exercício Simone Tebet firmaram uma estratégia para a negociação e compra dos equipamentos que irão compor a estrutura operacional do aeroporto de Três Lagoas. Em reunião na Governadoria, as duas acertaram andamento das obras de adequação da área para receber vôos comerciais. Durante o encontro, a governadora em exercício verificou o processo para a homologação do aeroporto.

De acordo com o assessor de Aviação da Secretaria de Estado de Obras e Transporte, Fabrício Alves Corrêia, o objetivo principal da reunião foi retificar as próximas etapas de planejamento para o aeroporto receber vôos regulares. Para tanto, segundo ele, é necessário equipar o campo de aviação. “Este ano a prioridade é montarmos e concluirmos o Aeroporto de Três Lagoas. Assim que inaugurarmos a obra, já iniciamos com vôos regulares”, apontou Fabrício.

Segundo Márcia Moura, a articulação política da Prefeitura junto ao governo do Estado objetiva antecipar a homologação, uma vez que para isso é necessário que município e Estado cumpram com suas responsabilidades. “Estamos empenhados nas ações necessárias para que o aeroporto seja logo homologado pela ANAC/INFRAERO”, afirmou a prefeita. Márcia Moura participou da reunião com a vice-governadora acompanhada dos secretário de Obras, Getúlio Neves, e do secretario de Finanças, Walmir Arantes.


Conforme o secretário de Obras, Getúlio Neves o conjunto de obras e adequação no aeroporto, para que este seja homologado, tem a participação do governo do Estado, que é responsável pela parte da segurança, equipando o campo de aviação com o cercamento, balizamento noturno e base de sistema contra incêndio e pânico.

Já a Prefeitura é encarregada pela contratação de empresa que está realizando o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) no local, e que posteriormente será apresentado à comunidade em audiência pública.

“A construção do terminal também é de responsabilidade do Município. O mesmo está em fase de projeto. Com a execução do terminal, são necessários os equipamentos internos para o seu funcionamento”, explicou o secretário de Obras.

Alguns equipamentos já estão sendo doados pelo governo do Estado. “Na reunião com a governadora Simone ficou definido um aparelho de Sistema de Inspeção de Raio X, que está em Corumbá e foi doado pela Polícia Federal ao Estado. A Prefeitura já está autorizada a buscá-lo”, informou Walmir Arantes.

Conforme o secretário de Finanças, o governo do Estado também recebeu da Infraero 21 longarinas, que serão doadas para a Prefeitura de Três Lagoas e instaladas no Aeroporto. “Ainda está em fase de negociação um caminhão equipado contra incêndio”, disse.