Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sindicato Rural realiza curso de conservas de frutas e hortaliças

Alunos aprenderam as práticas de manipulação de alimentos e processo de esterilização

Foram aplicadas técnicas de cristalização de frutas, doce em calda e mamão enroladinho, geleia e outros produtos - Divugação
Foram aplicadas técnicas de cristalização de frutas, doce em calda e mamão enroladinho, geleia e outros produtos - Divugação

O Sindicato Rural de Três Lagoas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou o curso de Fabricação Caseira de Conservas de Frutas e Hortaliças, no período de 7 a 9 de abril. O objetivo das aulas consiste em preparar de forma caseira as conservas, seguindo orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene.

Através dos ensinamentos da professora Roseleine Campanher Carlotto Portalete, os alunos puderam aprender as práticas de manipulação de alimentos, processo de esterilização de vidros, como também técnicas de cristalização de frutas, preparo de doce em massa, doce em calda e mamão enroladinho, geleia e conserva de hortaliças em vinagre, molhos e saladas. Além do processo de finalização dos produtos (pasteurização e rotulagem) e temas transversais como as medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.

"Esse curso é voltado ao produtor rural, que pode estar abrindo a sua agroindústria, usando as técnicas para o aproveitamento da produção agrícola ou até mesmo produzir para a comercialização", explica à instrutora.

O aluno João Manoel de Oliveira resolveu participar do curso com o intuito de se preparar para o mercado de trabalho. "Pretendo usar os ensinamentos para fins comerciais. Já realizei várias cursos no Sindicato Rural e através deles você vai se aprimorando e vendo onde melhor se encaixa. Além do conhecimento, esses cursos são importantes pelo fato de ser um meio de se pensar no futuro", expressa.

Marco Garcia de Souza, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, esteve presente na abertura do evento e ressaltou que o calendário de cursos é uma iniciativa juntamente com o sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). "Esperamos que vocês estejam sempre presentes, promovendo e divulgando os cursos, para que nós possamos alcançar um número cada vez maior de pessoas", informou aos alunos.

Mais informações sobre o calendário de cursos através do site www.srtl.com.br ou pelo telefone (67) 3521-4049.