Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Trens começam a circular pelo contorno ferroviário a partir das 12h

Contorno ferroviário entra em operação nesta terça em Três Lagoas

Trens começam a circular hoje pelo contorno ferroviário  - Reprodução/TVC
Trens começam a circular hoje pelo contorno ferroviário - Reprodução/TVC

O trecho da linha férrea que desde o início do século passado corta o perímetro urbano de Três Lagoas será desativado hoje. A partir das 6h desta terça-feira, 16 a empresa CMT Engenharia, vai fazer a interligação do contorno ferroviário no traçado da linha férrea e a partir das 12h de hoje, está previsto que os trens trafeguem pelo contorno ferroviário que retirando do centro da cidade a movimentação de trens e vagões .

Segundo o engenheiro da CMT Engenharia, Esmeraldo Coelho Caires, esse trabalho será concluído dentro de seis horas. “Esse é um trabalho rápido, a partir do meio dia, os trens já podem circular pelo contorno”, informou.

Assim que forem concluídos os serviços, a empresa inicia a retirada de 7,5 quilômetros de trilhos da linha férrea atual para serem reaproveitados no novo pátio de manobras, que fica fora do perímetro urbano de Três Lagoas. A retirada desses trilhos e implantação deste pátio deve se estender por dez dias.

Conforme Esmeraldo, no contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), está prevista a retirada de 7,5 quilômetros de trilho da linha férrea atual para serem reaproveitados nas obras do contorno. Mesmo que não se utilize toda essa quantidade, ele informou que o material fica a disposição do Dnit. Os 7,5 quilômetros de trilhos que serão retirados, compreende o trecho da ferrovia na BR-262, próximo ao Jardim Imperial até as proximidades das avenidas Clodoaldo Garcia e Filinto Muller.

Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a circulação dos trens no contorno ferroviário e a desativação da linha férrea. Entretanto, a América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela ferrovia, autorizou apenas ontem a retirada desses materiais. A ALL estava aguardando que o novo traçado ferroviário fosse incluído no sistema que é monitorado por satélite.

Nesta quarta-feira, inclusive, o governador André Puccinelli (PMDB) estará em Três Lagoas para inaugurar as obras do contorno ferroviário. Ele estará acompanhado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

OBRA

A obra do contorno do ferroviário de Três Lagoas foi orçada em mais de R$ 40 milhões. O contorno tem extensão de 12,4 quilômetros e a sua ligação com o trecho Bauru-Campo Grande,continua garantindo o escoamento da produção do Estado rumo ao porto de Santos, sem passar pelo perímetro urbano de Três Lagoas. A conclusão desta obra é aguardada com muita expectativa pela população, que há nos sofre com as manobras dos trens nas passagens de níveis no perímetro urbano central da cidade na interligação entre avenidas de grande movimento e que causam longas filas congestionando o trânsito e prejudicando motoristas que tinham que aguardar  a conclusão de manobras de trens e composições férreas para prosseguirem rumo aos seus destinos. A partir de hoje, a cidade deixará de conviver com esses transtornos, que começaram a surgir com o seu crescimento.