Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas está em estado de alerta contra a dengue

Levantamento revela que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue

Prefeitura mantém ações de combate ao mosquito -
Prefeitura mantém ações de combate ao mosquito -

Três Lagoas é uma das 236 cidades do Brasil em situação de estado de alerta contra a dengue. O município recebeu essa classificação do Ministério da Saúde, obtendo índice de 1,4%. Em 2010, a mesma pesquisa colocou Três Lagoas no patamar de condição satisfatória no combate ao mosquito transmissor da doença, com índice de 0,9%. De acordo com a diretora da vigilância em saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Neide Yuki, a razão dessa reclassificação deve-se ao período de chuvas que, neste ano, iniciou-se antes do previsto, e prejudicou os trabalhos de combate à dengue. “Geralmente este período começa a partir de dezembro. Neste ano, ele começou bem antes”, disse.

 A diretora contou que em época de chuvas fica praticamente “impossível” manter índice satisfatório como o registrado no ano passado. Ela destacou que, apesar de o município estar entre os que se encontram em estado de alerta, o número de casos de dengue registrados neste ano (242) é bem inferior ao do ano passado (1.572).  “A estatística da Secretaria de Saúde mostra que o trabalho desenvolvido pela vigilância vem surtindo efeito. Isso prova também que a população está mais consciente em manter os quintais limpos”, disse.

Neide lembrou que novas ações serão desenvolvidas para que o percentual seja estabilizado. Ela lembrou que entre 2006 e 2007 a cidade passou por uma grande epidemia. Neste período, foram registrados mais de 3.500 casos de dengue no município. Seis pessoas morreram em decorrência da doença. “Desde aquela época passamos a intensificar as campanhas. O resultado positivo é evidente, pois o número de casos só vem diminuindo”, comentou.

Segundo Neide, os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e de juntas, manchas na pele e dores nos olhos. Mas nem sempre o paciente vai sentir tudo isso ao mesmo tempo. “É importante procurar um médico assim que o paciente sentir qualquer um desses sintomas. O exame pode ser feito em todas as unidades de saúde do município gratuitamente. A dengue mata, por isso, em casos de suspeita é fundamental procurar um médico”, disse.

LEVANTAMENTO

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa 2011)  revela que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue. O mapa, que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor, foi realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias municipais de saúde. Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Ao todo participaram 561 cidades.