Três Lagoas ocupou a segunda posição no ranking de geração de empregos referente ao mês de abril. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no mês passado, o Município foi responsável pela geração de 618 novos postos de trabalho.
Ao todo, foram registradas 1.823 novas contratações contra 1.205 demissões em empregos formais. O resultado fez com que a Cidade subisse uma posição no ranqueamento entre os municípios com mais de 30 mil habitantes de Mato Grosso do Sul. Em março, o mercado de trabalho do Município encerrou com saldo positivo 250. Naquele mês, foram 1.614 admissões contra 1.364 demissões.
Ainda segundo informações do Caged, Campo Grande permanece líder do ranking. No mês passado, a Capital atingiu a marca de 1.438 novos postos de trabalho, sendo 8.679 admissões contra 7.241 demissões.
Na terceira posição do ranking – que avalia a evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes -, aparece Dourados, com um saldo positivo de 521 novos empregos (2.343 contratações contra 1.822 demissões). Em Mato Grosso do Sul, o mês de abril foi marcado pela geração de 4.903 novos empregos. O índice equivale a um acréscimo de 1,23% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada no mês anterior, desempenho considerado o melhor de toda a série histórica do Caged para o período.
Entre os setores que contribuíram para o resultado, está a indústria da transformação, responsável por 1.778 novos empregos; serviços (1.446 novos postos) e a agropecuária (1.021 novos empregos formais).
Para o governador André Puccinelli, a geração de emprego “é a nova vocação do Estado” e está atribuída aos empenhos do governo estadual. “Temos trabalhado na geração de emprego de forma integrada, atraindo investimentos e realizando um programa de obras que aumentam a demanda, e, ao mesmo tempo, formando e qualificando mão de obra local, para permitir que o progresso seja sempre compartilhado”, afirmou o governador.
André lembrou que a política de incentivos leva Mato Grosso do Sul a ser reconhecido como o segundo maior gerador de emprego no setor industrial, além de garantir para o estado investimentos de grande porte como frigoríficos, fábricas de papel e celulose, novas usinas de açúcar e álcool e, mais recentemente a indústria de fertilizantes da Petrobrás.
De janeiro a abril deste ano, houve um acréscimo de 14.736 novos empregos em todo território sul-mato-grossense, o que concretizou o Estado como um dos principais geradores de empregos do País.
Mais informações em nossa edição impressa