Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas Open de Judô acontecerá no final do mês de fevereiro

Campeonato acontece no dia 27 de fevereiro

Depois de 15 anos de espera, Três Lagoas voltará a ser palco de um grande evento de judô. O “Três Lagoas Open de Judô”, organizado pelo Centro Esportivo de Aperfeiçoamento Técnico e Cultural (Ceat) e com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel), acontece no dia 27 de fevereiro, e promete levar mais de 500 atletas ao centro do Ginásio Municipal de Esportes “Professora Cacilda Acre Rocha”.

A expectativa é do Ovídio Duarte, diretor do centro. Segundo ele, para o evento – que conta com o apoio da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul – foram mais de 80 academias convidadas. “Encaminhamos convites todo o Estado e para cidades paulistas como Ribeirão Preto, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto. A expectativa é de 500 atletas, no mínimo; mas podemos ter até mil judocas competindo”, garantiu.

Ovídio explicou que o evento vem com três objetivos: preparar os atletas para a seletiva do Campeonato Brasileiro Regional, que será realizada em Campo Grande, em março; divulgar o Município e aquecer o mercado (hotéis, supermercados, bares e restaurantes), e recuperar a tradição dos encontros anuais que ocorriam em Três Lagoas.

O professor relembra que, há 15 anos, a Cidade não realiza um único evento interestadual de judô. “Antes deste período tínhamos a Copa Jupiá de Judô, que acontecia todos os anos e que, por falta de apoio, teve de ser encerrada. Agora, este apoio voltou com o Sávio [Sávio Bernardes, secretário de Esporte]”.

Os atletas terão até o dia 20 de fevereiro para confirmar presença no campeonato. Porém, alguns já se anteciparam à data. De acordo com Ovídio, verbalmente, já foram confirmadas presenças de seis academias de Campo Grande e três de Dourados. Municípios como Ponta Porã, Corumbá, Maracajú, Ribas do Rio Pardo e Água Clara, também garantiram que estarão na Cidade. Estima-se que uma média de 80 a 100 academias tenha sido convidada.Três Lagoas promete estar bem representada no evento: apenas do Ceat são 150 atletas competindo.

Os judocas serão distribuídos em nada menos que nove categorias no masculino e oito no feminino. A idade mínima para participar do Open de Judô é a partir de quatro anos. Não há idade máxima. “Teremos de judoquinha à máster e por equipes. Para se ter uma base são cerca de 500 medalhas (ouro, prata e bronze) para os melhores colocados”.