Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas recebe idealizadora da campanha nacional Lenço Solidário

Rosa Mavignier, portadora de câncer, realiza palestras motivacionais

A Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Instituto do Câncer de Três Lagoas promoveram dois dias de palestra com Rosa Mavignier, a idealizadora da Campanha Lenço Solidário. Ela participou do evento Espelho Mágico na última segunda-feira, 27 na sede da Rede, e ontem, 28, palestrou no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.              

Diagnosticada com câncer de ovário, a campo-grandense Rosa conta a própria história e como encontrou na doença uma nova forma de viver a vida. “O meu diagnóstico positivo não foi um sentença de morte, mas uma oportunidade de viver de formas diferentes. Viemos a esse mundo para aprender e ensinar, experiências viscerais e intensas como essas devem ser aproveitada para o bem. E é isso que eu mostro aos pacientes e familiares”.

Questionada como sua experiência com a doença possibilita promover auto-estima, ela responde confiante: “[…] somos sobreviventes, somos lutadores. Pessoas como nós temos histórias incríveis. Sou apenas um instrumento que Deus encontrou para mostrar as pessoas que lutam pelas suas vidas como viver é um ato belo, tudo depende de como conduzimos. Falando assim parece fácil, não é. Mas vejo o câncer como uma segunda chance de aproveitar a vida. Inclusive, acredito que nós, portadores aproveitamos bem mais que muitas pessoas, pois sabemos o valor da vida. E para os que ainda sofrem com o diagnóstico, o objetivo é quebrar essa barreira”, disse.

TRÊS LAGOAS

Na segunda-feira, Rosa esteve na Rede Feminina no evento Espelho Mágico e teceu elogios ao projeto. “É maravilhoso. Todas as pessoas deveriam passar por um banho de beleza. É primordial para despertar a autoestima, tão poderosa aliada na nossa luta”.

Já na terça-feira, por volta das 15h, ela palestrou no Hospital Auxiliadora para pacientes e colaboradores do Instituto do Câncer. O evento também foi aberto para familiares e amigos de pacientes. De acordo com Rosa, a solidariedade e união da família são fatores decisivos para o bem-estar para as pessoas que lutam contra o câncer. “Nas apresentações também foco muito em como o apoio dos familiares e amigos tornam nossa vida mais bonita e mais leve. Infelizmente, ainda há preconceito com o paciente com câncer, ainda acontecem situações de rejeição. Portanto, o apoio daqueles que amamos faz toda diferença”.

Ela ainda aproveitou a oportunidade e revelou que encantamento por Três Lagoas. “É mágico! Quero voltar muitas outras vezes. E principalmente, fiquei mais otimista em ver o quão a cidade está bem equipada, com amparo tecnológico e medicinal para atender e auxiliar no tratamento do câncer”.

Rosa voltou para Capital ainda na noite de terça-feira.

CAMPANHA LENÇO SOLIDÁRIO

Rosa conta que a Campanha Lenço Solidário surgiu poucos meses depois de receber o diagnóstico positivo do câncer. “De todas as mudanças, a que mais me afetou, foi a queda dos meus cabelos. Esse fato me deixou profundamente deprimida, não sabia o que fazer. Até que em um aniversário, quando eu cheguei no local da festa, estavam todos de lenço em minha homenagem. A partir daquele momento, eu vi a diferença que um pedaço pano aliado a empatia e solidariedade pode fazer na vida de uma pessoa que luta contra o câncer. Criamos então a campanha. E até hoje, essa pequena ação vem transformando a minha vida e a vida das pessoas. Solidariedade e empatia salva muitas vidas, independente de qual seja a situação. Por isso, minha missão é levar isso adiante”.