O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes (Seop) e Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), realiza hoje (20) a consulta pública referente ao Programa de Transportes e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul (PDE) em Três Lagoas. Na pauta, a reabilitação da rodovia MS-377, entre Água Clara e Inocência e a pavimentação da MS-112, entre Três Lagoas e Inocência.
A série de consultas públicas é uma exigência do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que fará um empréstimo ao governo do Estado para a execução do PDE, através do programa MS Forte.
Nas consultas, o secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto, em companhia da equipe de técnicos da Seop e da Agesul, apresentará detalhes técnicos dos investimentos do governo do Estado a serem realizados em rodovias estaduais.
“É um processo democrático, em que a presença da população faz-se fundamental, pois juntos discutiremos os estudos feitos pelo governo estadual no que diz respeito ao desenvolvimento de cada uma das comunidades envolvidas pelos empreendimentos, além dos impactos socioambientais”, explica Giroto.
“Estamos visando o futuro, planejando o Estado para daqui a 50 anos. Atualmente, o Brasil e a China estão crescendo muito no contexto mundial e nosso Estado precisa acompanhar essa evolução. O PDE, que está dentro do MS Forte, é a união de forças entre o governo do Estado e o povo trabalhador, para melhorar o Estado e prepará-lo para o futuro”, justifica Giroto, que também é presidente do Conselho Nacional dos secretários Estaduais de Transportes (Consetrans).
Seis municípios e um distrito da região norte já passaram pelo processo consultivo e, depois da região sudeste, as consultas públicas serão realizadas na região sul, conforme a seguir:
Região Sudeste
Três Lagoas – 20/03 (sábado), 10 horas, na Câmara Municipal – Tema: pavimentação da MS-112;
Região Sul
Indápolis – 24/03 (quarta-feira), 10 horas, no Salão Paroquial – Tema: reabilitação da MS-145 e da MS-276;
Deodápolis – 24/03 (quarta-feira), 19 horas, na Câmara Municipal – Tema: reabilitação da MS-145 e da MS-276;
Ipezal – 26/03 (sexta-feira), 18 horas, no Centro Social Urbano (CSU) – Temas: pavimentação da MS-274 e reabilitação da MS-145;
Angélica – 26/03 (sexta-feira), 20 horas, Clube da Terceira Idade – Tema: pavimentação da MS-274 e reabilitação da MS-145;
Ivinhema – 28/03 (domingo), 9 horas, na Câmara Municipal – Tema: reabilitação da MS-141;
Naviraí – 28/03 (domingo), 19 horas, na Câmara Municipal – Tema: reabilitação da MS-141.