Veículos de Comunicação

Editorial

Três Lagoas tem que estar vigilante contra o crime

Editorial do Jornal do Povo deste sábado (15)

Nesta semana Três Lagoas foi surpreendida por megaoperação policial
Nesta semana Três Lagoas foi surpreendida por megaoperação policial

Vez por outra a cidade é palco de operações policiais que visam combater a criminalidade. Mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva são expedidos contra pessoas que integram organizações criminosas, as quais atuam em diversos estados e cidades da região. O tráfico de drogas, o contrabando de cigarros e outros produtos importados obrigatoriamente por conta da nossa proximidade com o Paraguai, por aqui transitam em direção aos centros de consumo e contribuem para o aumento dos índices de delitos criminais. Entre muitas circunstâncias que assustam a sociedade, a que causa receio é a de que muitos atores da rede criminosa que se espalha pelo país, estão estabelecendo suas residências na nossa Três Lagoas, disfarçados de trabalhadores.

Como o desenvolvimento econômico do município é acentuado e muita gente procura Três Lagoas pelas oportunidades que oferece, esses meliantes tais como camaleões, se travestem de trabalhadores como se estivessem em busca de oportunidades de emprego. A última ação policial pontuou suas diligências para combater a violência que se dissemina na periferia da cidade por conta do acentuado tráfico de drogas, que também impulsiona a atividade criminosa que envolve fornecedores, vendedores e consumidores neste mercado criminoso de venda a varejo de vários tipos de drogas para um grande universo de viciados.

O fato é que as ações policiais estão se repetindo com certa frequência. Ainda bem. Entretanto, o que amedronta o três-lagoense acostumado com a calma da cidade é que se constata que os índices de criminalidade estão aumentando por conta dessa cadeia maléfica que se forma e surpreende.

A audácia destes marginais não tem limites quando se trata de crime organizado, também impõe prejuízo ao patrimônio público, além de outras ações de vandalismo. Em menos de 15 dias de inaugurado o Parque Linear da avenida Rosário Congro, teve furtada parte da fiação que energizava as luminárias ali instaladas. Igualmente, furtada foi a fiação de iluminação da avenida Clodoaldo Garcia há menos de 60 dias, como também foi na avenida Jary Mercante.

O quadro de insegurança dia após dia se agrava, embora as polícias desempenhem com afinco suas funções. Mas, uma pergunta persiste: será que temos um contingente policial, equipamentos e viaturas suficientes para uma cidade que cresce como a nossa?

Certamente, toda a estrutura necessária para a segurança pública e tranquilidade da população não está disponível. Há de se lembrar, que a custos bem mais em conta, uma medida poderia ser implementada.

A instalação de câmeras de vigilância e uma central de monitoramento mais ampla da que hoje dispomos, sem dúvida, proporcionaria uma ação mais pronta e eficaz dos organismos policiais no combate a essa legião de marginais que estão se formando e chegando para nos importunar e disseminar um clima de insegurança que começa a amedrontar famílias. Inquestionavelmente, se estas câmeras de vídeo forem instaladas na cidade e nos seus recantos, dar-se-á aos organismos policiais mais mobilidade e pronta ação no combate ao crime e por consequência tranquilidade e segurança para a população.