Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três-lagoense participa de seletiva para as Paralimpíadas

A seletiva para o será em Campo Grande, entre os dias 3 a 7 de setembro

André Luis Barroso Filho, atleta paralímpico -
André Luis Barroso Filho, atleta paralímpico -

O atleta paralímpico, André Luis Barroso Filho, 19, morador de Três Lagoas e aluno da escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), intensificou os treinamentos para participar da seletiva de atletismo, na modalidade Bocha BC1, e garantir vaga no Campeonato Brasileiro das Paralimpíadas Escolares 2013.A seletiva será em Campo Grande, entre os dias 3 a 7 de setembro. Ele precisa ficar entre os três primeiros colocados para ser selecionado para o Campeonato Brasileiro das Paralimpíadas Escolares 2013 que será – de 25 de novembro a 1º de dezembro – na capital paulista. O evento deve reunir cerca de dois mil atletas.

No entanto, para deixar para trás os adversários e conquistar uma vaga, o três-lagoense, está treinando seis horas por dia, divididas em três etapas (manhã, tarde e noite). As informações são do técnico Roney Ferreira Araújo. Neste período de treino, André, sob a orientação do técnico, tem feito exercícios de musculação adaptada e funcional para os braços, e também exercitado a capacidade de direção, força e espaço. “Estou confiante que vou conquistar uma vaga para o Campeonato Brasileiro das Paralimpíadas Escolares 2013”, disse.


Na verdade, André, não treina somente para passar pela seletiva e garantir vaga o Campeonato Brasileiro. A proposta dele é conquistar o bicampeonato, nesta competição, já que em 2012, ele foi o campeão. 


Entretanto, os atletas que conquistam ouro, prata e bronze, ganham por um ano a Bolsa Esporte, com valor mensal de R$330. Como André, foi campeão em 2012, desde abril do ano passado, ele está recebendo esta ajuda de custo. 


De acordo com a coordenadora pedagógica da escola da Apae, Eny Regina Rodrigues, esta bolsa tem contribuído muito com o desenvolvimento do atleta com destaque para algumas aquisições, entre elas, agasalho esportivo e tênis. Ela destaca também que a mãe do atleta comentou que irá fazer algumas adaptações no banheiro da residência para facilitar o acesso de André. “Este dinheiro é incentivo para ele continuar treinando, além de lhe proporcionar qualidade de vida”, frisou Eny.


Na avaliação do técnico, André tem grandes chances de passar pela seletiva, em Campo Grande, e, na sequência, conquistar o bicampeonato, em São Paulo. “Se depender da torcida da família escola Apae, e do esforço do atleta a medalha de ouro está garantida”, conclui Araújo.


PARALIMPÍADAS ESCOLARES
O Campeonato Brasileiro das Paralimpíadas Escolares 2013 é o maior evento do gênero da América Latina. Neste ano, será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoacom Deficiência (SP) e pela Prefeitura Municipal de São Paulo. A competição será disputada nas seguintes modalidades: tênis em cadeira de rodas; voleibol sentado; atletismo; futebol para cegos; futebol para paralisados cerebrais; judô; goalball; bocha; natação e tênis de mesa.


O objetivo deste evento esportivo é incentivar a prática de atividades esportivas e a inclusão de pessoas com deficiência, além de revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2016.