Um novo sistema de telefonia, o PABX Virtual, está sendo implantado nas unidades penais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O sistema traz mais agilidade e praticidade às ligações, e também ajuda na redução dos custos com telefonia, gerando economia.
De acordo com a Divisão de Patrimônio da Agepen, o PABX Virtual Net já está em funcionamento em unidades de Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Três Lagoas e Dourados, além do Patronato Penitenciário de Ponta Porã.
Na semana passada, foram concluídas as instalações nos estabelecimentos penais masculinos de Naviraí, Três Lagoas e Jardim, nos semi-abertos feminino e masculino de Dourados e na Comissão Processante, em Campo Grande. A implantação também já foi iniciada na Penitenciária Harry Amorim Costa. O projeto da Agepen é que o sistema seja estendido para todas as unidades do Estado.
Agora, para efetuar as ligações feitas entre as unidades onde o sistema já foi implantado é necessário discar apenas os quatro últimos dígitos. Utilizando este sistema, no caso de interurbanos, a ligação terá um custo cerca de 10% menor do que a de um interurbano comum. Entre as unidades da mesma cidade, o custo é zero.
Os telefones e endereços de unidades penais, patronatos penitenciários, Escola Penitenciária e da sede da Agepen estão disponíveis no portal da agência penitenciária na internet: www.agepen.ms.gov.br .