Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vacina contra gripe continua para municípios que não atingiram meta

Conforme o secretario adjunto da SES, o objetivo é que a população já esteja vacinada antes da chegada do inverno

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada em Mato Grosso do Sul para os municípios que ainda não atingiram suas metas de cobertura vacinal. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eugênio de Barros, cada cidade tem a autonomia de decidir até quando a vacinação será prorrogada. 

“A Secretaria de Estado de Saúde vai continuar dando apoio com insumos para aqueles municípios que estão abaixo das metas. Temos cidades que conseguiram atingir a cobertura vacinal. A campanha não vai parar, vamos usar até a última vacina e zerar nosso estoque”, afirmou Eugênio de Barros.

O apoio do governo do Estado continua com a manutenção das visitas das equipes da SES e dos cuidados para manter as boas condições dos insumos como as vacinas, seringas e agulhas. “Além disso, nos municípios com baixa cobertura vamos dar todo o suporte principalmente com veiculação de informes nas rádios”, informou.

Conforme o secretario adjunto da SES, o objetivo é que a população já esteja vacinada antes da chegada do inverno. Ele explica que a vacina leva pelo menos 20 dias para gerar anticorpos e proteger a pessoa da gripe.

Balanço

A meta da Secretaria de Estado de Saúde é imunizar 421.902 pessoas. De acordo com os números parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, em Mato Grosso do Sul, até ontem de manhã (13), um total de 259.350 pessoas já haviam sido vacinadas, o que corresponde a uma cobertura de 61.47%.

Os dados mostram que no Estado já receberam vacina 37.873 crianças de seis meses a menores de 12 anos de um total da meta de 61.841 perfazendo 61.24% de cobertura vacinal. Em relação ao grupo de trabalhadores de saúde já foram imunizados 24.852 de um total de 28.252 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 87,97%. No grupo prioritário dos indígenas, do total de 68.883 já foram imunizados 37.079 índios perfazendo 53.83%. Em relação aos idosos, 145.155 pessoas já receberam a vacina de uma meta de 222.650, numa cobertura de 65.19%.

As gestantes continuam com cobertura vacinal baixa. A orientação da SES é que elas procurem a vacina nos postos de saúde. A cobertura vacinal até agora é de 35.73% – sendo 14.391 mulheres imunizadas de uma meta total de 40.276 pessoas. De acordo com o secretário adjunto da SES, Eugênio de Barros, as gestantes representam o principal grupo na vacinação contra a gripe. “As gestantes apresentam piores complicações com o vírus H1N1. Elas podem ter pneumonia e com isso precisam tomar antibióticos havendo também a possibilidade de ter um parto prematuro”, explicou.