Veículos de Comunicação

Economia

A nível nacional, 27% dos contribuintes ainda não enviaram declaração

Em MS, foram entregues 350 mil declarações até esta segunda-feira. O prazo final é até 31 de maio.

Entrega do Imposto de Renda deste ano segue até 31 de maio - Foto: Isabelly Melo/CBN
Entrega do Imposto de Renda deste ano segue até 31 de maio - Foto: Isabelly Melo/CBN

Balanço divulgado nesta segunda-feira (23) pela Receita Federal aponta que, até as 11h, 25.094.079 pessoas já haviam enviado as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021.

Das 34,1 milhões de declarações esperadas, 73% já foram entregues, sendo que o prazo final é até o dia 31 de maio, mesmo dia em que o primeiro lote de restituição deve ser pago.

Em Mato Grosso do Sul, até as 15h30 desta segunda-feira foram entregues 350 mil declarações do IRPF 2022. Neste ano, a estimativa é que 478 mil contribuintes prestem contas até às 22h59 (MS) do dia 31 de maio.

Conforme a assessoria de imprensa da Receita Federal de MS, o primeiro lote de restituição do IRPF 2022 estará disponível para consulta a partir das 9h (MS) de terça-feira (24),. No lote também será contemplado restituições residuais de exercícios anteriores. Não deixe para declarar no último dia, além do congestionamento do sistema de recebimento do documento, você pode enfrentar lentidão da internet ou a falta de energia.

Alerta de golpe

A Receita estadual alerta sobre a existência de e-mails falsos que estão sendo enviados à contribuintes sul-mato-grossenses. O órgão esclarece que não envia link, nem mensagem sem autorização do contribuinte.

Multa

O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A punição é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

No caso de declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os respectivos juros, do valor do imposto a ser restituído.