Veículos de Comunicação

Homenagem

Ação pelo Dia do Escritor distribui livros na Praça Ary Coelho

Serão mais de 2 mil exemplares entregues a partir das 9h

Serão mais de 2 mil exemplares entregues a partir das 9h - Foto: Divulgação IHGMS
Serão mais de 2 mil exemplares entregues a partir das 9h - Foto: Divulgação IHGMS

Celebrado em 25 de julho o Dia Nacional Do Escritor foi instituído em 1960 por decreto governamental, após o grande sucesso do 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado por iniciativa do escritor João Peregrino Junior, presidente da União Brasileira de Escritores e do vice Jorge Amado.

Para comemorar a data, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) presta homenagem aos escritores do estado e da capital nessa sexta-feira (22), a partir das 9h na praça Ary Coelho, na região central de Campo Grande.

A ação será realizada através do projeto “O Instituto Histórico e Geográfico Vai Aonde o Povo Está”, implantado em 25 de julho 2018, no mesmo local. Como conta Iolete Moreira, professora e representante do IHGMS.

Distribuição de livros seguirá na praça Ary Coelho enquanto houver exemplares

“O Instituto contribui paulatinamente para a divulgação e valorização da história e memória do estado. Daí então a importância desse projeto, que vai ao encontro aos anseios da população leitura, dos novos leitores e daquele que pouco leem, que não tem acesso à leitura”, destacou Iolete.

O evento marca a retomada das ações presenciais, já que no ano passado a data foi celebrada com a distribuição de aproximadamente 500 exemplares à detentos inclusos do projeto de remissão de pena através da leitura.

Neste ano, o cronograma conta com apresentações, contação de histórias e performance poética. Iniciando pela apresentação do Coral Fronteiras Abertas, criado e coordenado pelo prof. Américo Calheiros, com regência do Maestro Orion Cruz.

“Nós vamos pendurar livros na arvores, vamos fazer varal de livros, forrar os bancos, vai ficar muito bonito”, complementou.

Entre as presenças confirmadas na ação de sexta-feira está a escritora prof.ª Carmem Lúcia, a escritora e poeta prof.ª Nena Sarti, a escritora, poeta e advogada Ileides Muller e o poeta performático Ruberval Cunha.

Projeto do IHGMS quer estimular o hábito da leitura atráves de ações para toda a população 

A cantora e compositora Syrlene Maria Flor, natural de Bela Vista, fronteira com o Paraguai, será a responsável pelo show musical com um repertório repleto de músicas regionais.

Serão entregues ainda alguns kits de livros à Biblioteca Dr. Isaias Paim, à Biblioteca do Horto Florestal, à Gibiteca e à União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul.

“Nossa meta era dois mil livros, mas já temos 2.100 e vai aumentar. Depois teremos também o troféu ‘Escritor Nota 10’, para aqueles apoiadores do projeto que derem o maior número de exemplares”, contou a professora.

O projeto seguirá na praça Ary Coelho com distribuição de livros à população enquanto houver exemplares. “Nós sabemos que dá certo e que o pessoal quer ler. Nós vemos através desse nosso projeto que muita gente não lê porque não tem livro”, finalizou Iolete, destacando a importância da ação.