Veículos de Comunicação

Idioma

Aulas de francês são oferecidas gratuitamente

UFMS oferta 100 vagas para três modalidades presenciais de aulas de francês

UFMS oferta 100 vagas para três modalidades presenciais de aulas de francês - Foto: Arquivo/CBN-CG
UFMS oferta 100 vagas para três modalidades presenciais de aulas de francês - Foto: Arquivo/CBN-CG

Estão disponíveis 100 vagas para três modalidades presenciais de aulas de francês que serão ofertadas na Cidade Universitária, a partir do mês de maio. Os interessados devem acessar a página do Sigproj, preencher o formulário de inscrição, e anexar os documentos solicitados no edital.

A primeira modalidade de aula é direcionada a docentes, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados. Caso o número de vagas não seja preenchido, será aberto à comunidade externa. A segunda é destinada a estudantes de graduação, e de mestrado e doutorado que tenham interesse em fazer mobilidade em instituições francófonas, ou seja, que tenham o francês como língua oficial ou dominante. E a terceira, se trata do Language Café, um clube de conversação aberto ao público em geral, incluindo estudantes estrangeiros matriculados nos cursos da UFMS.

De acordo com a secretária de Relações Internacionais da Agência de Inovação e Internacionalização, Lucilene Machado Garcia Arf, não é necessário conhecimento prévio do idioma já que o curso identifica o nível do aluno e desenvolve um método específico para o aprendizado.  Segundo ela, a metodologia diferenciada é possível graças ao acompanhamento disponibilizado pela Embaixada da França.

Entre os objetivos do curso, Lucilene destaca a mobilidade in e out, que disponibiliza uma maior acolhida e interação entre pessoas de países de língua francófona; a qualificação e internacionalização do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico, do empreendedorismo e inovação, em consonância com os indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional integrado ao Projeto Pedagógico Institucional da UFMS.

As aulas serão ministradas pelo professor Loic Le Morvan , e além do curso introduzir os participantes na língua francesa, será possível abrir perspectivas sobre literatura, música, cultura e conhecimentos gerais sobre a sociedade francesa, por meio da conversação e do estudo de documentos. O professor destaca ainda o quanto a aprendizagem do idioma francês pode ser útil na vida do estudante universitário e como essa bagagem será importante caso escolham estudar em outros países que tenham o francês como língua de cultura ou língua franca.

 As aulas são de graça e terão início no dia dois de maio às segundas, quartas e quintas-feiras no período vespertino com uma hora e meia de duração. Ao final do curso, os estudantes que tiverem 75% de frequência receberão um certificado. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Relações Internacionais da Aginova pelo e-mail [email protected].

*Com informações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul