Veículos de Comunicação

Reportagem Especial

Caminho das águas: conheça o processo da captação até a chegada às casas dos campo-grandenses

A rádio CBN Campo Grande preparou uma reportagem especial sobre a qualidade da água na capital

Estação de Tratamento Guariroba - Foto: Eduardo Suede
Estação de Tratamento Guariroba - Foto: Eduardo Suede

Campo Grande é privilegiada pelo Aquífero Guarani, reserva subterrânea de água doce, considerada a maior do mundo.  O caminho que a água percorre até chegar às casas de Campo Grande, desde a captação até a torneira. A importância do processo para garantir a qualidade da água que a população bebe na capital. Isso tudo envolve tecnologia, certificações que garantem segurança e a potabilidade da água distribuída.

A jornalista, Aline Peixoto, moradora no bairro Nova Lima em Campo Grande elogia a qualidade que a água chega na sua casa. “Eu tive a oportunidade de conhecer as estações de tratamento da concessionária de água. Desde criança sempre tivemos o hábito em casa de tomar água da torneira. O bairro em que eu morro é abastecido pelo Aquífero Guarani”, falou.

O coordenador do curso de engenharia ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ariel Gomes Ortiz, afirma que a água que chega nas casas de Campo Grande é de qualidade. “A capital tem uma boa qualidade de água e isso fica evidente quando nós analisamos os relatórios dos resultados das amostras que são levadas para laboratórios de análise”, explica.

A qualidade da água distribuída na capital impacta diretamente na saúde da população. “No tratamento da água são adicionados produtos químicos que fazem com que a gente consiga limpar a água. Isso tudo ajuda na redução de morbidade e mortalidade”, comenta Ariel.

Na capital 34% da água vem da captação do Córrego Guariroba, 16% do Córrego Lageado e de 150 poços profundos sendo 10 deles do Aquífero Guarani, somando 50% do total. De acordo com a Águas Guariroba, a água que sai das torneiras percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento. Existem cerca de 3.952 quilômetros de rede, além de equipamentos de alta tecnologia e controle 24 horas por dia para funcionar bem. A empresa possui a certificação ISO 9001/2015, que estabelece os padrões internacionais de qualidade para todos os processos da empresa e os seus laboratórios de controle de qualidade da água e de esgoto, uma norma internacional para gestão de laboratórios emitida pelo Inmetro.

Marjuli Morishigue, gerente de tratamento de água da concessionária fala como é feito o tratamento e distribuição da água em Campo Grande. “Após o tratamento e garantia da qualidade de água, conforme os parâmetros de potabilidade a água é encaminhada ao reservatório para sua distribuição até a casa do cliente. Na cidade nós possuímos 78 reservatórios onde a água é destruída, garantindo a pressão e qualidade”.

No ano passado, a Águas Guariroba concluiu um cronograma de perfuração de nove novos poços com um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, garantindo o acréscimo de quase 2 milhões de litros/ hora de água produzida para a cidade.

Confira a reportagem completa abaixo: