Campo Grande passou a contar, nesta semana, com a primeira Agência Integrada que reúne, em um único local, serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A unidade está localizada no Comper Itanhangá e permite que o cidadão tenha acesso a procedimentos de veículos, habilitação e emissão da nova cédula de identidade em um mesmo atendimento.
Com a proposta, o usuário ganha agilidade e reduz deslocamentos, já que não será necessário procurar diferentes órgãos para concluir esses serviços. O espaço conta com atendimento presencial, totens de autoatendimento e integração com serviços digitais — que já representam 70% das demandas do Detran-MS.
Segundo o órgão de trânsito, o novo modelo busca otimizar o uso de recursos públicos e ampliar o acesso da população a serviços essenciais. A previsão é que o formato seja gradualmente implantado em outras cidades de Mato Grosso do Sul.
O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, explicou que a agência permite unificar processos. “O cidadão poderá renovar a CNH e já solicitar o novo RG usando a mesma captura de imagem e o mesmo banco de dados, sem custo adicional”, afirmou.
*Com informações do Detran-MS