O serviço de Teleinterconsulta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está presente em 12 unidades da Atenção Primária, com a oferta de atendimentos em cinco especialidades médicas. A mais recente unidade a receber o serviço foi a USF Jardim Presidente, inaugurada no mês passado.
Segundo a Sesau, o Programa Municipal de Teleinterconsulta foi implantado em dezembro de 2021 e já auxiliou no atendimento de centenas de pacientes que tiveram acesso a consulta com médicos especialistas perto de casa e sem fila de espera.
Então, o paciente é atendido no seu território, não tendo a necessidade de se deslocar a um centro especializado, que muitas vezes fica distante da região em que mora.
São atendidos pelo serviço pacientes que tenham indicação do médico da unidade. Hoje o Teleinterconsulta contempla mais de 100 mil pessoas e o quantitativo é referente a estimativa de usuários que são atendidos nas unidades onde o programa está implementado.
Inicialmente, o serviço foi implementado em duas unidades de saúde: USF Moreninhas e USF Tiradentes e expandido para outras dez unidades: USF Batistão, USF Coophavila II, USF Noroeste, USF Oliveira II, USF Santa Emília, USF Vida Nova , USF Jardim Itamaracá, USF Serradinho e USF Paulo Coelho Machado e USF Jardim Presidente.
A expectativa é, futuramente, ampliar a oferta de atendimentos especializados por meio da Teleinterconsulta para todas as 74 Unidades de Saúde que compõem a Atenção Primária. A implantação da Teleinterconsulta é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (INOVAAPS) e o Laboratório de inovação tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS).
Com informações Prefeitura de Campo Grande