O combate a um incêndio no município de Dois Irmãos do Buriti, distante 115 km da capital, terminou com uma multa de mais de R$ 140 mil. O fato aconteceu após policiais militares ambientais, que estavam na operação Prolepse de prevenção aos incêndios florestais, receberem por meio do Corpo de Bombeiros, informações sobre um incêndio.
A PMA constatou a queima de material lenhoso, proveniente da limpeza de pastagem organizado em montes e leiras, totalizando 52 pontos de incêndio. Além disso, foram constatadas degradações ambientais em Área de Preservação Permanente (APP) de nascentes, bem como de vegetação da reserva legal da propriedade, que também é protegida por lei.
Foi encontrada também uma armadilha de caça de madeira armada para captura de animais silvestres de pequeno e médio porte como tatu, cutia, paca, entre outros. Em outro ponto da mata, a equipe encontrou uma jaula grande em ferro armada no meio da vegetação, sendo esta para captura de animais silvestres de grande porte.
O infrator vai responder por crime ambiental de degradação de áreas protegidas por lei, cuja pena é de um a três anos de detenção. O mesmo também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.