O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Ela prepara o corpo para nova situação e essa reação ativa a produção de hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol. Deixa o indivíduo em alerta, espalhando-se por todas as células do corpo provocando aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos.
O estrese pode se manifestar por uma variedade de razões, por acidente traumático, morte ou situação de emergência, por efeito colateral de alguma doença grave, e a também o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidade familiares.
É importante evitar o stress, mudando alguns de seus hábitos. O estrese pode tomar diferentes formas para sintomas de doenças: dor de cabeça, desordens do sono, falta de concentração, depressão, ansiedade, raiva, tensão, diabetes, coração, menor apetite sexual, entre tantas outras coisas, vai aumentar a possibilidade de ficar doente e piorar problemas relacionados já existente de saúde.
O melhor tratamento é tentar relaxar, fazer respiração profunda Yoga, meditação, terapia de massagem, atividades físicas, boa alimentação e boa noite de sono, não lide com o estresse de forma que prejudique mais ainda, como por exemplo, bebendo, fumando, usando drogas ou empanturrar-se de comida.
Mude seu estilo de vida e viva menos estressado. Confira a coluna na íntegra: