Veículos de Comunicação

ENTREVISTA

Dia C de Cooperar terá edição especial em agosto em Campo Grande

Evento integra a Semana Nacional do Voluntariado e celebra projetos sociais realizados por cooperativas ao longo do ano

Evento integra a Semana Nacional do Voluntariado - Foto: Reprodução/SIstema OCB/MS
Evento integra a Semana Nacional do Voluntariado - Foto: Reprodução/SIstema OCB/MS

O Dia C de Cooperar em Campo Grande será realizado neste mês de agosto, no dia 30, em nova data que coincide com a Semana Nacional do Voluntariado. A mudança acompanha a celebração do Ano Internacional das Cooperativas, promovendo maior engajamento e conexão entre voluntariado e cooperativismo.

A informação foi dada pelo coordenador de promoção social do Sistema OCB/MS, Renato Marcelino, em entrevista ao programa Microfone Aberto, da Massa FM Campo Grande.

Serviços oferecidos

A programação contará com orientações de saúde, atendimentos odontológicos, educação financeira, recreação para crianças, corte de cabelo e doação de mudas de árvores.

Também haverá parcerias para serviços sociais, como atendimento do Cadastro Único (CadÚnico).

“É o momento de celebrar o impacto positivo das cooperativas. As ações sociais acontecem o ano inteiro, mas em agosto nós mostramos esse trabalho para a comunidade”, afirmou Marcelino.

Impacto no Estado

No ano passado, o movimento beneficiou cerca de 126 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. Em 2025, a meta é ampliar a participação, com a entrada de novos municípios. Em 2024, as ações chegaram a 58 cidades sul-mato-grossenses e também se estenderam para estados como Bahia e Tocantins.

Renato Marcelino nos estúdios da Massa FM Campo Grande – Foto: Fernando de Carvalho/Portal RCN67

Segundo Marcelino, o Dia C é um momento de celebração, mas o impacto das cooperativas se mantém o ano inteiro, com projetos sociais em áreas como esporte, educação e apoio a entidades filantrópicas.

Atuação comunitária

As atividades do Dia C ocorrem nas cidades onde as cooperativas já estão presentes. Em municípios como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Mundo Novo e Naviraí, diferentes cooperativas se unem para organizar ações coletivas.

“O cooperativismo é um movimento de inclusão e prosperidade coletiva. As cooperativas constroem um mundo melhor”, destacou o coordenador.

Confira a entrevista na íntegra: