Veículos de Comunicação

Política

Em votação, vereadores aprovam processo de cassação do prefeito de Ribas do Rio Pardo

Todos os vereadores marcaram presença na votação com a exceção do denunciante Nego da Borracharia (PSD), que foi substituído por seu suplente Tomatinho (PSD)

- Foto: Divulgação Assessoria de Comunicação
- Foto: Divulgação Assessoria de Comunicação

A continuidade do processo de cassação do prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo (Psol), por suspeita de grave lesão aos cofres públicos foi aprovada pelos vereadores do município. A votação que terminou com oito votos a favor e dois contra aconteceu na noite de terça-feira (5). Todos os vereadores marcaram presença na votação com a exceção do denunciante Nego da Borracharia (PSD), ele foi substituído por seu suplente Tomatinho (PSD).

Agora, o prefeito será notificado para reduzir suas testemunhas inscritas de 29 para 10. Em seguida, serão marcadas as oitivas. Se oito ou mais vereadores decidirem pela cassação, o prefeito João Alfredo tem seu mandato encerrado, com a vice-prefeita Professora Guiomar Soares (PDT) sendo convocada para tomar posse como nova chefe do Executivo de Ribas do Rio Pardo.

O motivo do processo começou quando o vereador pelo PSD, Nego da Borracharia argumentou que os gastos com locações de uma empresa terceirizada somaram valores exorbitantes acima dos R$ 800 mil em 2021. Ele alega que fez uma investigação e encontrou irregularidades de um valor superior a R$ 305 mil de danos aos cofres públicos.

A defesa de João Alfredo, por sua vez, apontou seis irregularidades no processo, alegando que a denúncia tem imagens incompreensíveis, quadros ilegíveis e pedindo a suspeição de quase metade da Câmara. O prefeito afirma que alguns dos vereadores, já foram concretamente prejudicados pela atuação da pessoa do chefe do Executivo, e que, logo, não teriam a imparcialidade necessária para julgá-lo.