As últimas notícias, vindo da Europa não estão entre as mais animadoras, pelo menos para os investidores de plantão. É o que apontou o especialista João Soares da Coluna Mercado Financeiro, durante o programa CBN Campo Grande nesta quarta-feira (28). O colunista trouxe uma prévia do que o cenário econômico vem enfrentando diante da movimentação política no período eleitoral.
“O que mais impacta é a incerteza, quando se fala em política monetária. Pelas pesquisas feitas recentemente, há bastante indecisão. A falta de clareza dos candidatos de forma transparente de como seguir com a política econômica do país, faz com que o investidor fique bastante avesso a riscos. Esse é o grande impacto que a eleição traz hoje para os investidores. Ter clareza é importante e os candidatos falam pouco sobre a economia”, alerta.
Segundo Soares, a inflação política monetária nos EUA, a crise do gás natural na Europa e pacote de ajuda econômica, também foram destacados nos últimos dias. “Tom mais negativo no mercado, bolsa caindo, dólar na casa do R$ 5,30. Percepção de que atividade econômica mais lenta deve acontecer com um pouco mais de certeza, vem impactando as atividades de riscos. Vimos a Inglaterra anunciar um pacote econômico que não foi bem vindo pelo FMI, e o mercado reagiu de forma negativa por lá”, explica.